terça-feira, 7 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioECONOMIAAlta dos juros em ritmo acelerado vai frear retomada econômica

Alta dos juros em ritmo acelerado vai frear retomada econômica

A disparada da inflação e os evidentes riscos de rompimento do teto de gastos obrigaram o BC (Banco Central) a decidir pela maior alta da taxa básica de juros desde dezembro de 2002.

O “remédio amargo” elevou a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, para 7,75% ao ano, maior patamar desde 2017. Para o próximo encontro do Copom (Comitê de Política Monetária), já ficou sinalizada uma alta da mesma magnitude, que levará os juros a 9.25% ao ano.

Já esperada pelos principais analistas do mercado financeiro, a decisão pela elevação dos juros em um ritmo mais acelerado tem um efeito nocivo para o crescimento econômico e deve interromper o processo de retomada após as perdas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

As percepções de impacto no crescimento consideram que os juros mais altos encarecem o crédito para investimentos no setor produtivo e, consequentemente, geração de empregos. A movimentação tira o dinheiro do bolso dos consumidores e puxa para baixo o consumo das famílias, responsável por dois terços (cerca de 65%) do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Diante do cenário conturbado, os analistas do mercado financeiro já passaram a projetar um crescimento menor do PIB para 2021 e, principalmente, para 2022. O Itaú, por exemplo, aposta no encolhimento de 0,5% da economia brasileira no ano que vem. O ministro da Economia, Paulo Guedes, reclamou das novas projeções, classificou as revisões como “conversinha” e garantiu que o Brasil seguirá “no caminho da prosperidade”.

Solução

O agravamento do impacto dos juros na evolução da economia ainda pode ser minimizado com a adoção de medidas que reduzam a desconfiança de investidores nacionais e estrangeiros no Brasil, conforme afirmam os especialistas.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,500SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Universidade participa de mutirão de plantio de árvores em Guarulhos

Como parte das ações em comemoração aos 461 anos da cidade de Guarulhos, estudantes e professores da Universidade UNG participam, nesta quarta-feira (8), de...

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs terminam nesta segunda-feira (6)

Os interessados em estudar em uma das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até as 15h da próxima segunda-feira (6)...

PF prende 2 passageiros de voos internacionais com cocaína em suas bagagens

Em ação conjunta com a Receita Federal, a PF apreendeu entre a noite de ontem e madrugada de hoje (7), mais de 17 kg...

Criação de enfeites de Natal sustentáveis em oficina especial no Bosque Maia

O Viveiro Educador do Bosque Maia recebeu na sexta-feira (3) a oficina Enfeites de Natal. Durante o minicurso os participantes aprenderam a utilizar materiais...

Veterinária adota os três cães que estavam há mais tempo no abrigo da Prefeitura...

A veterinária Katia Simões Refaxo adotou nesta sexta-feira (3) os três cães que há mais tempo esperavam por um lar no abrigo da Prefeitura de...