segunda-feira, 6 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEMOBILIDADECartão TOP vai substituir o BOM na EMTU, CPTM e Metrô; confira...

Cartão TOP vai substituir o BOM na EMTU, CPTM e Metrô; confira como vai funcionar

O governador João Dória anunciou nesta sexta-feira (05), o lançamento do cartão TOP, uma etapa fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento dos transportes sobre trilhos e linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo.

O TOP irá substituir o cartão BOM gradativamente, permitindo novas funcionalidades sem interferir nos benefícios já proporcionados aos passageiros que utilizam o cartão de transporte atual. O plano de modernização dos meios de pagamento foi iniciado em setembro de 2019 com as atividades do sistema TOP nos trilhos.

“Vamos iniciar uma nova era, mais moderna e mais funcional no sistema de ingresso nas estações do Metrô e CPTM e no transporte intermunicipal gerenciado pela EMTU”, comentou o governador João Dória. “Uma função que possibilita o acesso a todo sistema estadual de transporte com um único cartão”, completou o governador sobre o TOP.

O novo cartão TOP é uma iniciativa pioneira e única no país. Pela primeira vez, uma plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito e, futuramente, diversos outros serviços de relevância ao cidadão. Desde o lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

“Demos mais um passo na modernização do já conhecido cartão de transporte BOM, com diversos benefícios e novas soluções, algumas ainda inéditas no contexto da mobilidade urbana brasileira”, ressaltou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo TOP. Este aplicativo permite a venda dos Bilhetes Digitais QR Code e também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial, é o pagamento por aproximação, que já inicia período de teste na nova Estação João Dias, da CPTM, por meio das bandeiras Mastercard, Visa e ELO. Os equipamentos estão sinalizados para facilitar o embarque do cidadão.

Benefícios do BOM são mantidos – Assim como o BOM, o Cartão TOP poderá ser usado para embarque nas linhas da EMTU operadas na Região Metropolitana de São Paulo, além da CPTM e Metrô. O passageiro segue contando com o benefício do desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

A substituição do cartão BOM para TOP começa nesta sexta-feira (5) com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum. Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022. A população será constantemente comunicada sobre os prazos e formas de troca do cartão.

O novo cartão TOP poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio com custo de envio. O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis no site do TOP. 

Dúvidas também podem ser retiradas pelo WhatsApp do TOP (11) 3888- 2200 ou acessar as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,498SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Saúde promove 14ª edição de campanha de testagem de HIV e Sífilis

No Dia Mundial da Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria de Estado da Saúde dá início a 14ª edição da campanha...

UBS Vila Fátima e Ponte Alta estarão abertas neste sábado para atender a população

Neste sábado (4) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Fátima e Ponte Alta estarão em funcionamento das 8h às 16h para prestar atendimento à população....

SP ultrapassa 5 milhões de doses adicionais aplicadas contra Covid-19

São Paulo ultrapassou nesta sexta-feira (3) a marca de 5 milhões de doses adicionais de vacina contra Covid-19 aplicadas no estado. Ontem, SP anunciou...

Messi amplia recorde e ganha 7ª Bola de Ouro da carreira

O craque argentino Lionel Messi conquistou a sétima Bola de Ouro de melhor jogador do mundo de sua carreira nesta segunda-feira (29), batendo o...

Prefeitura abre concurso para a Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Guarulhos publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (3) o edital 04/2021, referente ao concurso público que irá selecionar 50 agentes para compor...