terça-feira, 30 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUEPresidente do Inep garante Enem mesmo após demissão em massa

Presidente do Inep garante Enem mesmo após demissão em massa

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas, participou nesta quarta-feira (10) de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados após debandada de funcionários da autarquia a duas semanas da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) — as provas estão marcadas para os dias 21 e 28 deste mês.

Dupas afirmou que todos os exames, Enem e Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), estão garantidos. Disse também que o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) já começou a ser aplicado e que a avaliação continua até o dia 10 de dezembro. O presidente do Inep tranquilizou os estudantes afirmando que as provas já estão prontas e só precisam ser entregues. “Enem e Enade serão realizados normalmente nas próximas semanas”, declarou.

As provas estão armazenadas com segurança, segundo o presidente do Inep. Ele reforçou que os exames serão realizados porque o Inep tem “expertise” em aplicar avaliações. Dupas destacou que o Instituto aplica o Enem há mais de 20 anos e que as demissões não impactarão a realização da prova.

“Todos os funcionários se desligaram do cargo, mas não do Inep e até sair a demissão deverão continuar a trabalhar para que os exames sejam realizados”, afirmou. “Todos os exames estão garantidos neste ano de 2021.”

Dupas terá um reunião às 17h com a Assinep (Associação dos Funcionários do Inep) para discutir as demissões e as questões de assédio moral. “Não compactuamos e repudiamos qualquer ato que se enquadre como assédio moral, estamos abrindo o diálogo com a associação a respeito disso.”

A crise no Inep

O Inep é uma autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) e é responsável pela realização des exames como Enem, também é responsável pela produção de estatísticas e indicadores, e pela gestão do conhecimento e estudos educacionais. Os dados gerados pelo Inep servem de base, por exemplo, para o cálculo do Fundeb, a principal fonte de recursos para a educação no país.

No fim da semana passada, dois coordenadores do instituto, responsáveis por áreas importantes para a realização do Enem, pediram demissão. Na segunda-feira (8), houve demissão em massa, pelo menos 33 servidores deixaram seus cargos. 

Estes servidores enviaram uma carta de demissão em que se justificam dizendo que as decisões sobre o Enem não seguem critérios técnicos. No texto, eles destacam que “não se trata de uma posição ideológica ou de cunho sindical” e alegam “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”.

A Assinep (Associação de Funcionários do Inep) promoveu na quinta-feira (4) uma manifestação contra a gestão de Dupas alegando que ele é responsável pelo desmonte do Inep além de promover assédio moral.

Pelas redes sociais, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o cronograma do Enem está mantido.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,495SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos registra uma morte em decorrência da Covid-19 nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30) a Secretaria Municipal da Saúde informou que foi contabilizada uma morte em decorrência da Covid-19 em Guarulhos. Ao todo, a pandemia...

Câmara aprova MP que cria o Auxílio Brasil; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (25) a medida provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil, programa social do governo federal que substituiu o...

Zoo promove visita monitorada para pessoas com deficiência no próximo dia 3

Pessoas com deficiência moradoras de Guarulhos terão a oportunidade de conhecer o Zoológico Municipal em uma visita monitorada no dia 3 de dezembro, às 9h. Em...

EDP orienta sobre instalação segura de enfeites natalinos

Falta um mês para o Natal e muitas residências e estabelecimentos comerciais já começam a ser decorados com árvores de Natal e enfeites luminosos....

Saúde divulga dados epidemiológicos da Covid-19 em Guarulhos

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta quarta-feira (24/11/2021): Taxa de cura – 93,37% Taxa de letalidade – 5,82% Total de recuperados – 80.031 Casos confirmados – 85.714 Total de...