sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEGuarulhos perde o professor Ary Baddini Tavares

Guarulhos perde o professor Ary Baddini Tavares


Faleceu neste sábado, 13 de novembro, aos 88 anos, o professor, jornalista e escritor Ary Baddini Tavares, ex-presidente da Academia Guarulhense de Letras. Era o último remanescente dos 13 fundadores da entidade.


Autor de vários livros de Economia e de Administração, Baddini lecionou por décadas nas Faculdades Integradas de Guarulhos, atual FIG-Unimesp, instituição na qual foi diretor do curso de Administração e de Ciências Contábeis e atuou em outros cargos de Direção, até ter de afastar-se por motivos de saúde. Nos últimos tempos, comparecia para trabalhar, carregando um cilindro portátil de oxigênio que o auxiliava na respiração. Tiveram aulas com ele milhares de alunos que exercem diversas profissões, em cargos de relevância.



Funcionário aposentado da Fepasa (Ferrovias Paulistas), foi diretor do Diário Popular e também da Folha de S.Paulo. Em Guarulhos, foi diretor do Diário de Guarulhos, no período da família do também professor José Ribamar Matos da Silva.

Seu corpo será velado, com os procedimentos que a pandemia determina, no Velório Salete, das 10 às 14h, no Velório Salete, rua Dr. Zuquim, 1714, Santana.



Momento em que o professor Baddini foi vacinado contra a covid, em foto compartilhada por sua esposa, a advogada Reni Simone Processo Baddini Tavares


Gratidão eterna



Conheci o professor Baddini em 1982, quando fui candidato a vereador pelo PMDB e ele, a deputado federal, nascendo ali uma sólida amizade.

Não foram poucas as vezes que recorri a ele, em busca de conselhos e orientação, diante de decisões que tinha de tomar à frente do então Jornal Olho Vivo.

No final de 1998, passei por um estresse acentuado na direção do jornal e precisava ausentar-me, refrescar a cabeça, buscar soluções. Como não tinha alguém que pudesse me substituir totalmente nas várias funções que eu exercia, recorri ao mestre Baddini.

Ele explicou que poderia passar diariamente pelo jornal, resolver problemas pontuais, passar orientações, mas não por muitas horas, porque tinha de cumprir expediente na FIG. Concordei e perguntei quanto isto custaria, já que atravessávamos uma fase muito difícil financeiramente. Com seu jeito peculiar e brincalhão, respondeu: “Olha, quando me convidam para palestras, como meu tempo é escasso, não faço por menos de R$ 1.500 por uma hora. Se for pra cobrar menos por uma palestra, prefiro fazer de graça. Como até hoje ninguém aceitou me pagar R$ 1.500, todas que fiz foram gratuitas”. Resumo: ele me ajudou naquela ocasião, sem me cobrar um centavo sequer.

Foi durante os dias em que ele lá esteve, em janeiro de 1999, que fui conhecer o consultor José Antonio Ferraz, que havia sido diretor do Correio Popular, de Campinas. Na visita que fez ao Olho Vivo, em 27 de janeiro daquele ano, Ferraz comparou o Olho Vivo com os demais jornais da cidade e opinou que era o que mais tinha condições de crescer, porém, com a condição de que passasse a ser impresso em cores, pois em preto e branco não haveria sobrevida para os jornais. Resolvi aceitar o desafio e, no dia 31, quatro dias depois, a edição comemorativa de 18 anos do Olho Vivo circulava com páginas coloridas. Pouco tempo após, todas as edições passaram a ser impressas em cores.

Atribuo à presença de Baddini a oportunidade que tive de repensar a empresa e tomar importantes decisões. Imagino a quantas pessoas a experiência dele, aliada à sua paciência para ensinar e fazer sugestões, terá sido útil. Serei eternamente grato a ele.

Valdir Carleto




- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Prefeitura inicia descentralização e ampliação do acesso a medicamentos em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (29) o processo de descentralização dos medicamentos das farmácias de especialidades Cemeg Centro, Cemeg São João-Bonsucesso e Cemeg...

Banda Supercombo e cantora Tássia Reis se apresentam no Sesc Guarulhos

A programação de shows do Sesc Guarulhos continua em alta em dezembro. No dia 11 a banda Supercombo retorna à unidade, após uma primeira...

Lei Seca: Guarulhos retoma blitze integradas entre forças de segurança do município

Uma operação integrada de combate à embriaguez ao volante fiscalizou na última sexta-feira (26), sob o tema Tolerância Zero, um total de 839 condutores em...

Apresentações de dança e ginástica artística de alunos dos CEUs encerram as atividades do...

Nesta sexta-feira (3), às 18h, a Prefeitura de Guarulhos promove Poesia Dançada, uma apresentação dos alunos dos CEUs Rosa de França e Continental no Teatro Adamastor. O...

Saúde masculina: Terapia hormonal não precisa ter picos de efeitos colaterais

Um dos fatores que pesam na decisão dos homens ao decidir ou não pela terapia hormonal é a possibilidade de efeitos colaterais. Afinal de...