domingo, 7 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEBancos reduzem expectativa de liberação de crédito em 2022

Bancos reduzem expectativa de liberação de crédito em 2022

 

Um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) mostra que o setor está pessimista com o cenário econômico do país em 2022. A pesquisa ouviu 18 bancos e levou a uma revisão da expectativa de crescimento da liberação de créditos no ano que vem.

A projeção de créditos apontada pela Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas teve uma segunda revisão seguida para baixo. Em agosto, esperava-se crescimento de 7,8% no volume liberado. O número caiu para 7,4% e agora está em 7,3%.

Segundo a federação dos bancos, a queda reflete “mais uma vez refletindo a deterioração das perspectivas econômicas e as condições financeiras ainda mais restritivas, em razão da alta mais acentuada da taxa básica de juros, a Selic”. 

A revisão de baixa ocorreu principalmente na carteira com recursos livres (8,0% em novembro ante +9,1% na pesquisa de outubro). 

A pesquisa é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata do Copom (Comitê de Política Monetária). O atual levantamento foi feito entre 4 e 9 de novembro.

Para 2021, a expectativa é que a carteira total de crédito deve se manter em um ritmo de expansão elevado e crescer 12,7%. A projeção é superior à registrada na última edição do levantamento (12,3%).

“O levantamento consolida a análise de que o grande destaque de 2021 será a carteira destinada às famílias, com o aquecimento de linhas ligadas ao consumo, após a flexibilização das medidas restritivas e o avanço da vacinação”, analisa Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

Taxa Selic

A maioria dos entrevistados (88,9%), entendeu como adequado o ajuste de 1,5 ponto percentual da Selic, feito na última reunião do Copom. 

Os entrevistados estimam mais um aumento de 1,5 ponto percentual na reunião de dezembro, seguida por duas altas de 1,0 ponto percentual nas reuniões de fevereiro e março do próximo ano, com a Selic terminando o atual ciclo de ajuste em 11,25% ao ano.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,612SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

STF concede liminares para SP e PI sobre compensação da perda de ICMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, nesta segunda-feira (1º), liminares aos estados de São Paulo e Piauí que permitem a compensação financeira pela perda...

Inscrições para o Prouni são prorrogadas pelo MEC até amanhã 05/08

O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) deste segundo semestre, previstas para serem...

2ª Bienal do Livro de Guarulhos começa nesta sexta-feira no Internacional Eventos

Já está quase tudo pronto para a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que começa nesta sexta-feira (5) no Internacional Eventos com abertura oficial...

São Paulo tem 1 advogado para cada 134 habitantes

O estado de São Paulo possui um advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil para cada 134 habitantes. É o que mostra novo...

47% das brasileiras não sabem que um litro de leite humano pode alimentar até...

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. E conforme constata a...