segunda-feira, 17 janeiro 2022
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Com problemas no TOP, prazo de encerramento das bilheterias do Metrô e CPTM é adiado

 

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos decidiu suspender o prazo atual de fechamento para as bilheterias nas estações do Metrô e do sistema de trens da CPTM em São Paulo em meio aos constantes problemas com a bilhetagem TOP.

A previsão era de fechar todos os postos até o final deste ano, colocando totens de autoatendimento e pontos de venda perto dos locais de embarque para ofertar e permitir a compra do bilhete QR Code.

No dia 6, somente as estações Belém da Linha 3-Vermelha e Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda foram fechadas.

O Diário do Transporte questionou a secretaria a respeito do cumprimento deste prazo, sendo informados por meio de nota que em breve novo cronograma será divulgado.

Leia abaixo a nota recebida na íntegra.

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgará um novo cronograma do fechamento das bilheterias.”

A decisão ocorre em meio a uma série de problemas com o TOP, a nova bilhetagem eletrônica dos transportes metropolitanos que está sendo implantada no Metrô, CPTM e ônibus e trólebus do sistema da EMTU.

A não explicação da gestão João Doria sobre o que será feito com os saldos residuais do Cartão BOM que não são suficientes para comprar uma passagem, quedas constantes no sistema; confusão entre os passageiros; falta de papel reiteradas vezes nos totens que imprimem o QR Code para quem não quer ter o cartão; fraudes com a venda de bilhetes do QR Code que criminosos conseguem imprimir sem pagar e a implantação gradual e não uniforme nas linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU estão entre alguns dos muitos problemas que o passageiro passou a ser obrigado a enfrentar com a implantação do TOP.

Falta de Papel

A reportagem mostrou que nos últimos dias, o problema foi a falta de papel nos totens que imprimem o QRCode.

Entre as estações apontadas pelos passageiros, estão Sapopemba, Itaquera, Tietê e Osasco.

SALDO DO BOM COM O GOVERNO E EMPRESAS DE TRANSPORTES

Ministério Público que questionou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) sobre os saldos residuais que vão sobrar no Cartão BOM, que será descontinuado, e não poderão ser transferidos para o TOP, novo cartão dos ônibus do sistema EMTU e nos trilhos: CPTM e Metrô.

O promotor da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital Paulista, Luiz Ambra Neto, instaurou um PPIC (Procedimento Preparatório de Inquérito Civil) com uma série de questionamentos sobre a mudança de cartões, em especial sobre o saldo residual que cada BOM pode ter e não será transferido para o TOP e nem será usado nos ônibus e trens, apesar de serem valores já pagos pelos passageiros.

A partir de janeiro de 2022, o Cartão BOM não poderá ser mais carregado, o saldo pode ser usado até o final. Entretanto, como não haverá transferência de saldo do BOM para o TOP, as sobras que ficarem no BOM e não forem suficientes para pagar uma passagem inteira poderão ser perdidas pelos passageiros, ficando nos bolsos do Governo do Estado de São Paulo e com as operadoras dos sistemas de trilhos e de ônibus. Na prática, é quase impossível zerar o Cartão BOM em muitos casos.

Em cada cartão, devem sobrar valores baixos, entre alguns centavos e R$ 4, R$ 5. Mas somados todos os milhões de cartões BOM que existem, os valores serão milionários.

Tudo dinheiro já pago diretamente pelo passageiro na modalidade Comum do BOM ou pelo empregador que comprou o Vale-Transporte do funcionário.

*Com Informações do Diário do Transporte

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