sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioDESTAQUEFuvest: o que o estudante precisa saber antes da primeira fase

Fuvest: o que o estudante precisa saber antes da primeira fase

 

A primeira fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a USP (Universidade de São Paulo) será aplicada no próximo domingo (12) para 110 mil estudantes.

Os candidatos a uma vaga na graduação terão de responder a 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. As perguntas são divididas nas matérias do ensino médio: português e literatura, história, geografia, inglês, matemática, física, química e biologia.

Além de praticamente todo o conteúdo do ensino médio, a Fuvest cobra tanto na primeira fase como na segunda a leitura de obras literária. Neste ano, constam na lista:

– Poemas Escolhidos, Gregório de Matos

– Quincas Borba, Machado de Assis

– Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade

– Angústia, Graciliano Ramos

– Mensagem, Fernando Pessoa

– Terra Sonâmbula, Mia Couto

– Campo Geral, Guimarães Rosa

– Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles

– Nove Noites, Bernardo Carvalho

A prova da primeira fase da Fuvest é considerada conteudista e extensa — os participantes têm cinco horas para responder 90 questões. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, horário de início das provas. Os candidatos só podem deixar o local de exame a partir das 17h e a prova chega ao fim às 18h.

O que levar na Fuvest?

Certifique-se de levar somente os itens permitidos. Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul.  É permitido o uso de lápis para rascunho e de borracha,  apontador e régua  transparente. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova.

A Fuvest criou um conjunto de medidas de biossegurança para o Concurso Vestibular. Confira as principais:

  • uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca;
  • distanciamento entre os candidatos;
  • disponibilidade de álcool gel para higiene de mãos;
  • disponibilidade de álcool etílico para limpeza da mesa do candidato;
  • permissão de alimentação somente em local designado fora da sala de aplicação de exame.

Não haverá aferição de temperatura para entrada nos locais de prova. Os candidatos que estiverem sintomáticos ou em casos suspeitos de Covid-19 são orientados a não comparecer ao exame. A saída dos candidatos da escola está liberada a partir das 16h.

Proibidos

Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame.

“As provas da Fuvest são bastante tradicionais, conteudistas e muito mais diretas em suas questões, se comparadas ao vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio”, avalia o orientador educacional do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Alfredo Terra Neto. “Em geral o aluno sabe ou não sabe a maioria das questões, no geral, são poucas as que oferecem um texto que sirva como suporte ou que possam ser resolvidas apenas pelo raciocínio lógico.”

Como a prova é extensa, o estudante deve ficar atento ao tempo de prova.  “São aproximadamente 3 minutos por questão e é importante neste sentido que o aluno não tome nenhuma questão como desafio, é preciso ter em mente que todas valem a mesma pontuação, portanto é uma péssima estratégia gastar muito tempo em uma questão”, diz. Se a questão está difícil, vale pular para outra e se der tempo, retomar.

Dica do professor

Uma estratégia para o momento da prova é começar pela matéria mais fácil e alternar com a mais difícil e que seja ao mesmo tempo, de outra área do conhecimento. “Um aluno com mais facilidade em humanas e dificuldade em exatas, pode fazer da seguinte forma: começar por História (facilidade) e seguir para Matemática (dificuldade). Depois seguir para Português (facilidade) e Física (dificuldade). Deve seguir assim até finalizar a prova, sempre pulando as questões mais difíceis, deixando-as para o final”, orienta o coordenador.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,508SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Presidente sanciona Orçamento de 2022, com vetos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o Orçamento de 2022 aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. O valor total da despesa – previsto...

SP: população em situação de rua cresce 31% em 2 anos, mostra censo

O número de pessoas vivendo nas ruas da capital paulista passou de 24.344 para 31.884 ao final de 2021, o que representa um aumento...

Em uma semana, SP registra meio milhão de pré-cadastros infantis no site Vacina Já

O site Vacina Já, disponibilizado pelo Governo de São Paulo para o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 do público infantil, na faixa etária...

Aniversário de SP deve movimentar mais de 5 milhões de veículos

Mais de 5 milhões de veículos devem circular pelas principais rodovias paulistas no aniversário da capital, que será celebrado amanhã (25), informou a Agência de Transporte...

Desconto de 90% em juros e multas da anistia termina na próxima segunda-feira

Os munícipes interessados em aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) da Prefeitura de Guarulhos têm até a próxima segunda-feira (31) para garantir o desconto...