segunda-feira, 17 janeiro 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEENIAC abre Clínica de Saúde Suplementar dentro do campus, em Guarulhos

ENIAC abre Clínica de Saúde Suplementar dentro do campus, em Guarulhos

 

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – vai abrir uma clínica de saúde suplementar em seu campus, em Guarulhos. As operações da “Clínica Dr. Eniac” iniciam em fevereiro de 2022 e o atendimento, neste primeiro momento, será feito a pacientes que estão convivendo com sequelas da Covid-19.

Serão pelo menos 100 vagas para cuidados de reabilitação multidisciplinar com o apoio de profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física. A estimativa é que pelo menos 80 mil guarulhenses precisem de ajuda para restabelecer sua condição clínica pré-pandemia.

Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, em 2020, alguns especialistas cravaram que os óbitos seriam inevitáveis, mas ninguém tinha a dimensão das sequelas que a doença deixaria naqueles que sobreviveram ao vírus. Ainda não existem dados oficiais sobre quantos brasileiros convivem com as consequências da doença. A estimativa dos especialistas é que para cada 10 curados um paciente tenha alguma sequela; e esse número pode chegar a 6 em cada 10 quando são considerados os pacientes de Covid-19 longa.

Quem compartilha os dados é o biomédico e mestre pelo Instituto Butantã Lucas Freitas, que está implementando a estrutura necessária para o novo projeto dentro do ENIAC. “Em todo o mundo, acompanhamos relatos sobre pacientes recuperados da infecção por Covid-19 que não conseguiram retomar suas vidas, seja por fadiga extrema, mal-estar ou disfunções cognitivas. Essas sequelas criaram um verdadeiro exército de pessoas que não retomou plenamente suas vidas, que estão sem estudar ou trabalhar”, detalha Freitas.

O gestor da Clínica de Reabilitação será Sérgio Mendonça, biólogo molecular e doutor em desenvolvimento de vacinas. Ele viveu na pele as complicações provocadas pela Covid-19. “Tive em março de 2020. Não fui hospitalizado, mas tive o Covid longo, e com muitas sequelas, em um momento no qual ninguém falava disso. Usei meu conhecimento para avaliar os sintomas e iniciei os procedimentos de recuperação. Hoje estou 100%”, conta Mendonça.

Como vai funcionar

A proposta da clínica é oferecer tratamento personalizado a quem convive com as sequelas. “O paciente será avaliado inicialmente com base nos sintomas apresentados e exames laboratoriais. Cada um terá um protocolo personalizado de recuperação, conforme suas necessidades e capacidade de execução dos exercícios. O tratamento terá duração de 12 semanas”, conta Miguel Sanchez, assessor do Grupo ENIAC. Depois desse período acontece uma nova avaliação do estado geral do paciente.

O custo do tratamento na clínica ainda não foi definido. “O objetivo do ENIAC é que o valor seja o menor possível, para permitir que mais pessoas possam ser atendidas. Queremos que a Clínica de Reabilitação se torne referência na promoção da saúde em Guarulhos e região”, detalha Mendonça. As inscrições para o tratamento começam em 2022. 

Valores que dão resultado

Desde sua fundação, o ENIAC trabalha em busca de excelência, qualidade e inovação em educação com foco nas pessoas. Quis o destino que o mestre formado pelo Instituto Butantã e que está coordenando a implantação da Clínica de Saúde Dr. Eniac fosse também um bolsista da casa. “Sou ex-aluno ENIAC e ter a oportunidade de integrar este time me deixa com a sensação de voltar para casa. Tenho muito orgulho e satisfação em participar desse projeto”, revela Freitas.

Em 2004, Freitas prestou uma prova e conseguiu uma bolsa de estudos de 70%. Foi assim que ele terminou o ensino fundamental e concluiu o ensino médio junto com o curso técnico de informática em condições possíveis para sua família. “É importante destacar o viés social da instituição. Sem dúvidas o Eniac foi a base fundamental para minha formação”.

Para o professor Ruy Guérios, mantenedor do ENIAC, entregar a clínica de saúde complementar é uma das formas de retribuir à cidade tudo o que ela ofereceu de oportunidades para a instituição. “Estamos saindo na frente novamente. Desta vez na área da saúde, tão fundamental principalmente em tempos de pandemia. É um orgulho ver esse projeto sair do papel”, completa.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,503SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Exposições de arte são opções para as férias em Guarulhos

Para aqueles que vão aproveitar o período de férias escolares na cidade, a Prefeitura de Guarulhos oferece opções culturais com exposições de fotos no...

Alemanha bate recorde com mais de 80 mil casos diários de covid-19

A Alemanha relatou 80,43 mil novas infecções por coronavírus nesta quarta-feira (12), maior número registrado em um único dia desde o início da pandemia. A...

Buracos no Parque Cecap geram problemas

Na avenida Odair Santanelli, em frente ao Condomínio Espírito Santo, dois buracos estão trazendo problemas para os motoristas. Segundo queixa de internauta, às vezes...

Saúde divulga dados epidemiológicos da Covid-19 em Guarulhos

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta terça-feira (11/1/2022): Taxa de cura – 93,85% Taxa de letalidade – 5,78% Total de recuperados – 81.601 Casos confirmados – 86.949 Total de óbitos – 5.027 confirmados e quatro...

Termina hoje a reaplicação do Enem 2021

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 segue hoje (16) para candidatos de todo o país. As provas da segunda...