domingo, 23 janeiro 2022
InícioDESTAQUESP começa a escavação de túnel da Linha 6-Laranja com 'tatuzão'

SP começa a escavação de túnel da Linha 6-Laranja com ‘tatuzão’

 

O Governo do Estado de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (16) a operação da primeira tuneladora para a escavação do túnel da Linha 6-Laranja do Metrô na capital paulista, que irá da Brasilândia, na zona norte, ao centro da cidade.

Chamado de ‘tatuzão’, o equipamento escavará o túnel no sentido sul até a Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, e deve percorrer aproximadamente dez quilômetros nos próximos meses. Serão contempladas dez estações.

“Essa obra foi um desafio. Quando assumimos o Governo, tínhamos 30 grandes obras paradas no estado”, disse o governador João Doria, que esteve presente no início das operações.

A escavação do túnel no sentido norte deve começar no primeiro semestre de 2022, segundo o governo paulista, e o término das obras está previsto para 2025. Segundo o governo, nove mil empregos serão gerados ao longo das operações.

A Linha 6-Laranja terá 15 estações ao longo de 15 km de extensão, ligando o bairro da Brasilândia à estação São Joaquim, na região central de são Paulo.

De acordo com a gestão estadual, a linha reduzirá o trajeto de 1h30, comumente feito de ônibus, para 23 minutos de percurso dos usuários. Serão 630 mil passageiros por dia, prevê o governo.

A Linha 6 é uma PPP (parceria público-privada) entre o governo paulista e a Concessionária Linha Universidade, e suas obras são executadas pelo grupo Acciona. Ao término das obras, a Linha Uni irá operar a linha por 19 anos.

“O início da operação do tatuzão é um momento emblemático nas obras da Linha 6-Laranja, considerado o maior empreendimento em infraestrutura na América Latina”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,505SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Parcela única do IPTU, com 10% de desconto, vencerá a partir de segunda-feira, 24

A parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que possui desconto de 10% sobre o valor total, começará a vencer a partir...

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazadas, informou na sexta-feira (21) o Banco Central (BC)....

Como diferenciar-se na busca por uma vaga de emprego

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Não se trata de opinião; a questão é matemática: a demanda por emprego...

Presidente visita Suriname para negociar acordos bilaterais

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está no Suriname, em visita oficial, para tratar com o presidente do país vizinho, Chandrikapersad Santokhi, de acordos...

Rodovia Presidente Dutra chega aos 71 anos

Já são 71 anos de histórias. Histórias que vão e vem todo os dias. A Rodovia Presidente Dutra, considerada a mais importante do país,...