terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioCIDADEEDUCAÇÃOCurso de EaD e de tecnologia são os mais concorridos do Vestibular...

Curso de EaD e de tecnologia são os mais concorridos do Vestibular das Fatecs

 


Com 46,15 candidatos por vaga, o curso de graduação tecnológica de Gestão Empresarial, modalidade a distância, oferecido na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, é o mais concorrido no Vestibular para o primeiro semestre de 2022 do Centro Paula Souza (CPS).

Esse curso também teve alta procura em outras nove Fatecs: Mogi das Cruzes (33,90); Sorocaba (30,50); Tatuapé (28,75); Guarulhos (27,50); São José do Rio Preto (26,65); Barueri (26,50); São Bernardo do Campo (25,45); Zona Leste (24,40) e Jundiaí (23,75).

Já o maior índice de candidatos por vaga na modalidade presencial ficou com Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Zona Leste, onde 1.096 inscritos disputam as 40 vagas no período da noite – 27,40 c/v. A demanda superou 20 c/v nas Fatecs São Paulo (25,16 à noite e 24,78 de manhã); Mogi das Cruzes (21,98) e Carapicuíba (21,78). O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em várias áreas de tecnologia, como criação de programas, softwares e sistemas, entre outras. 

Foco em TI

Implantando no primeiro semestre do ano passado em cinco Fatecs – Araras, Franca, Osasco, São José dos Campos e Zona Leste –, o curso superior de tecnologia de Desenvolvimento de Software Multiplataforma passa a ser oferecido em outras seis faculdades de tecnologia no próximo ano: Cotia, Diadema, Itapira, Mauá, Registro e Zona Sul. Em Osasco a procura foi de 10,30 c/v.

Desenvolvido pelo CPS em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDE), o curso teve a colaboração da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e do Itaú Educação e Trabalho.

Estudo da Brasscom, divulgado no dia 1º de dezembro, aponta que o mercado de trabalho demanda cerca de 159 mil profissionais por ano nessa área, enquanto a média de formandos é de 53 mil.   

“O interesse pela área de TI é reflexo do potencial de empregabilidade e da remuneração do setor, bem acima do mercado em geral, pois na atualização dos currículos dos cursos realiza-se a articulação com o setor produtivo para a construção dos itinerários formativos, visando o preparo profissional dos estudantes para o mundo do trabalho”, avalia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves.

Para o educador, o Brasil tem vocação para a tecnologia e a formação nessa área pode ajudar a transformar a realidade socioeconômica do país.

O Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2022 recebeu 87.058 inscritos, que concorrem a uma das 17.495 vagas, oferecidas em todas as regiões do Estado.

Confira a relação completa dos cursos com maior índice de candidatos por vaga no link.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,503SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Rodízio municipal de veículos volta a funcionar hoje em São Paulo

O rodízio de veículos volta a funcionar normalmente na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (17). A prefeitura da capital havia decidido suspender...

SP inicia vacinação de crianças com comorbidades na segunda-feira

A prefeitura de São Paulo inicia na próxima segunda-feira (17), a partir das 8h, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de...

Casos de Síndrome Respiratória Grave sobem 135% em todo país

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (15), mostra que houve um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda...

Maria Rita lota auditório do Sesc Guarulhos três dias seguidos

A cantora Maria Rita apresentou-se nas noites de sexta-feira e de sábado, 14 e 15, no Sesc Guarulhos e volta a fazer o show...

Rotina da restauração do Adamastor é tema de exposição

Em 2003, a rotina dos trabalhadores durante as obras de restauro da antiga fábrica de casimiras Adamastor despertou o interesse da fotógrafa guarulhense Vera...