terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioCIDADANIASite da Prefeitura permite ver parcelas do IPTU mas não a base...

Site da Prefeitura permite ver parcelas do IPTU mas não a base de cálculo

 

O site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br) disponibiliza aos contribuintes o acesso às parcelas do IPTU 2022 ou ao boleto para pagamento à vista com 10% de desconto.

No entanto, internautas levantaram questão perante o Click Guarulhos sobre a base de cálculo, já que o sistema não permite o acesso à página do carnê onde é apresentado o valor venal do imóvel, a alíquota aplicada, bem como os descontos concedidos com base em preceitos legais.

Indagada a respeito, a Assessoria de Imprensa respondeu: “A Secretaria da Fazenda informa que os dados do imóvel estão apenas no carnê por uma questão de segurança. No site, com o número da inscrição, qualquer pessoa poderia ter acesso a esses dados.”

Perguntamos, então, se há algum mecanismo com login e senha pelo qual o contribuinte pudesse ter acesso a esses dados. Em resposta, a Assessoria informou que o acesso ao sistema da segunda via do IPTU se dá apenas pelo número da inscrição do imóvel.

Sugestão

Faz sentido o argumento de que o sistema não dá acesso a outros dados por uma questão de segurança, embora outras prefeituras disponibilizem o carnê integral apenas a partir do número da inscrição imobiliária.

Porém, seria muito útil que a Prefeitura de Guarulhos criasse um mecanismo pelo qual o contribuinte fizesse um cadastro e, com login e senha, pudesse ter acesso a todos os dados que levaram ao cálculo do imposto de cada ano. A medida evitaria que muitos contribuintes tivessem de procurar o Fácil para dirimir dúvidas, até que cheguem os carnês impressos, muitos dos quais não são entregues por divergência nos endereços dos proprietários.

Para pessoas jurídicas, o site da Prefeitura de Guarulhos tem uma área com dados restritos, mediante login e senha. Há, porém, inconsistências que precisam ser corrigidas. Por exemplo, o sistema informa que faltam dados no cadastro, mas não aceita as novas informações que são inseridas.



- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,508SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

CBF exigirá vacinação completa de atletas para competições nacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (21) a nova edição do Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro. A principal...

Audiência pública sobre metas fiscais do município começa em fevereiro

As audiências públicas que tratam da demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município foram agendadas para o ano de 2022. Serão três...

Após 23 dias desaparecido, morador da Vila São Jorge volta para casa

Foi localizado em um hospital na Vila Maria, o sr. Robson Vitale, o Popó, morador da Vila São Jorge, desaparecido desde o dia...

Covid-19: testes rápidos estão incluídos nos planos de saúde

Já está em vigor a Resolução Normativa 478, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que inclui...

Material escolar reaproveitado ajuda famílas a economizar nas compras

Mais um ano letivo se aproxima, e os pais têm que dar a atenção aos filhos em férias e, ao mesmo tempo, cuidar da...