PUBLICIDADE
InícioCIDADEPrefeitura esclarece sobre aplicar a mesma vacina na dose de reforço

Prefeitura esclarece sobre aplicar a mesma vacina na dose de reforço

Publicado em
PUBLICIDADE

Internauta entrou em contato com o Click Guarulhos relatando que foi à UBS Jardim Presidente Dutra para tomar a dose de reforço contra a covid e, mesmo constando que havia tomado a AstraZeneca nas duas vezes anteriores, insistiram em lhe aplicar a mesma vacina como reforço, quando se tem informações de que é indicado que a terceira dose seja diferente.

Questionando o procedimento, foi-lhe dito que apenas quando as primeiras doses aplicadas foram da Coronavac é que a terceira tem de ser diferente.

Solicitamos à Assessoria de Imprensa indagar à Secretaria de Saúde se o procedimento adotado na UBS está correto e, se sim, qual o embasamento.

Sem equipamento

O mesmo usuário apontou também que, naquela UBS, a enfermeira estaria aplicando a vacina no corredor e sem fazer higienização das mãos entre um e outro atendimento, além de tocar as pessoas desnecessariamente. Perguntamos à Assessoria qual a orientação passada pela Secretaria da Saúde aos atendentes da vacinação.

RESPOSTAS

A intercambialidade vacinal (também conhecida como imunização heteróloga) pode ser realizada, mas não de forma obrigatória. Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram que o uso de vacinas diferentes, na chamada dose de reforço, pode aumentar a imunidade. Mas no caso específico da AstraZeneca, pesquisas da Fiocruz e da Universidade de Oxford, publicados em dezembro, demonstraram que a chamada terceira dose feita com o mesmo imunizante, ou seja a própria AstraZeneca, aumentam “significativamente” o nível de anticorpos contra a variante ômicron.

Já para o segundo questionamento, a Secretaria da Saúde esclarece que, pelas normas técnicas, recomenda que as profissionais de enfermagem que estão aplicando os imunizantes higienizem as mãos com álcool em gel entre a imunização de pacientes.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE