sábado, 28 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioNACIONALAo menos nove capitais vacinam crianças contra a Covid-19 hoje

Ao menos nove capitais vacinam crianças contra a Covid-19 hoje

 

Ao menos nove capitais do país iniciaram neste sábado (15) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a aplicação da dose só começa na segunda-feira (17).

As crianças são vacinadas com o imunizante da Pfizer, o único autorizado para essa faixa etária. O intervalo para a segunda dose é de oito semanas. É preciso apresentar caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde. A criança precisa estar acompanhada dos pais ou de um responsável legal.

No Rio, a vacinação será dividida por idade e sexo, começando no dia 17, com as meninas de 11 anos. Já na capital paulista, a prefeitura decidiu priorizar as crianças com comorbidades, as com deficiência física e as indígenas aldeadas na segunda-feira.

Os pais terão de apresentar atestado ou laudo médico, receita ou exames que comprovem a condição de saúde das crianças.

Em Belo Horizonte, a prefeitura já começou a vacinar os pequenos. Devido à quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 10.800 pessoas podem receber o imunizante. A prioridade é dada às que têm comorbidades ou deficiência permanente, aos indígenas ou quilombolas e aos acamados ou com mobilidade reduzida.

Em Vitória, a Secretaria de Saúde fez o agendamento para aplicação da dose contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Foram disponibilizadas 1.750 vagas, e a imunização teve início neste sábado.

Florianópolis liberou hoje a vacinação de crianças. Pode receber o imunizante quem tem comorbidades, deficiência ou mora com pessoas do grupo de risco para a doença.


Na capital baiana, a prefeitura vacina até as 16 horas o público infantil, e montou uma programação especial com brincadeiras para acolhimento dos pequenos em oito postos, sendo três exclusivos para pessoas com deficiência.

Em Fortaleza, a vacinação infantil ocorre no Centro de Eventos, exclusivamente por agendamento, em ordem decrescente de idade, a partir de 11 anos. A expectativa da prefeitura é atender 400 crianças neste fim de semana.

No Recife, estão sendo imunizadas crianças de 5 a 11 anos que são indígenas ou que têm doenças neurológicas crônicas e distúrbios do desenvolvimento como síndrome de Down e autismo. É preciso fazer agendamento. A criança recebe um certificado de supervacinada e um livro.

Aracaju, Campo Grande e São Luís também já deram início à imunização dos pequenos neste sábado. Os pais devem consultar o calendário, pois há variações de cidade para cidade.

Em Belém, as primeiras 20 crianças foram imunizadas contra a Covid-19 hoje, no Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. O ato foi simbólico, já que a vacinação começa efetivamente na segunda-feira.

Quem pode ser vacinado

Entre as principais comorbidades estão: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e renal crônicas, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

Podem ser vacinadas as pessoas com deficiência permanente que tenham impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. São elas:

  • Pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • Crianças com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo;
  • Pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos;
  • Pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,574SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Sábado tem Festa Bang! no Clube Recreativo

Na tarde do sábado, dia 28, acontece uma das festas mais aguardadas do ano. Em formato de sunset, começando à tarde (14h) e terminando...

Jardim Adriana: reivindicação atendida e outra queixa de buracos

Moradores do Jardim Adriana enviaram mensagem ao Click Guarulhos, agradecendo pela intercessão que resultou no conserto de buraco que havia no cruzamento da rua...

Sabesp disponibiliza atendimento pelo WhatsApp para clientes residenciais

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lançou oficialmente nesta segunda-feira o atendimento por WhatsApp aos clientes residenciais. O canal...

Cia PimentArdida e Grupo LOUPT apresentam o espetáculo Retratos

A Cia PimentArdida e Grupo LOUPT voltam ao Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, em curta temporada da peça Retratos nos dias...

Veja como tirar segunda via da taxa ambiental de Guarulhos

Muitos contribuintes têm entrado em contato com o Click Guarulhos perguntando como obter a segunda via do boleto para pagar a taxa ambiental, que...