Após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), governo de SP começou a aplicar vacina CoronaVac em crianças nesta quinta-feira (20) e atualizou o calendário de vacinação infantil.
O uso do imunizante contra a Covid-19, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi aprovado para a faixa etária de 6 a 17 anos pela Anvisa no início da tarde para aplicação em duas doses, com intervalo de 28 dias, e está liberada para o público com comorbidades, exceto em imunossuprimidos.
Caetano de Jesus Moreira Graça, de 9 anos, foi o primeiro a receber a vacina, em evento simbólico realizado em uma escola estadual na capital paulista. Cem crianças serão vacinadas na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste da capital, ainda nesta quinta, segundo o governo estadual.
Com a aprovação da vacina, o calendário estadual de vacinação infantil foi atualizado para contemplar também crianças sem comorbidades. Antes da aprovação da CoronaVac para crianças, o estado de São Paulo restringia a imunização apenas às crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas.
Veja o novo calendário estadual de vacinação infantil contra Covid:
- De 20/01 a 30/01 – Crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades.
- De 31/01 a 10/02 – Crianças de 5 a 8 anos sem comorbidades.
- Desde 14/01 – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, indígenas ou quilombolas.
Antes da aprovação da CoronaVac, a única vacina autorizada pela Anvisa para o público infantojuvenil era a produzida pela Pfizer/BioNTech com intervalo de oito semanas. Na sexta-feira (14), o estado de São Paulo aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da campanha de vacinação infantil em uma criança indígena de 8 anos.
Doria sinalizou que o estado prevê a imunização de 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos no estado em até três semanas.
Indagada pelo Click Guarulhos sobre o início da utilização do imunizante da CoronaVac na cidade, a Secretaria Municipal de Guarulhos afirmou que a Prefeitura segue as orientações do PEI e do PNI.