Diante da notícia de que o Banco Central irá disponibilizar consulta a valores esquecidos em contas bancárias, decorrentes de tarifas indevidas que tenham sido cobradas ou de outras situações, estelionatários estão se aproveitando para aplicar golpes.
Circula em grupos de WhatsApp um banner que usa indevidamente a imagem do Registrato, sistema de acesso a informações do Banco Central do Brasil. Na postagem, os falsários induzem o internauta a pensar que o suposto valor a receber já estaria disponível e que poderia ser recebido via Pix. Ao clicar, o internauta é levado a preencher dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento. Em seguida, informam que para ter direito ao saque é preciso compartilhar o banner para sua lista de contatos. É a forma que encontraram para ludibriar mais pessoas, pois devem querer usar esse dados para buscar invadir as contas das vítimas. Visando passar a impressão de que é algo sério, vêm vários comentários de pessoas que teriam acessado e recebido o dinheiro.
Em decorrência dessa tentativa de golpes, o Banco Central divulgou comunicado, afirmando:
Sistema Valores a Receber
As consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas no dia 14/02/2022, exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br.
Ressaltamos que NÃO será possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central NEM dentro do sistema Registrato.

Os pagamentos estão previstos para serem feitos apenas a partir de 7 de março e serão efetuados pelas instituições financeiras aos beneficiários. No entanto, segundo especialistas, os supostos valores a receber tendem a ser irrisórios, embora o valor total a ser dispendido pelo Bacen chegue a R$ 8 bilhões.
Caso tenha caído em golpe, recomenda-se lavrar Boletim de Ocorrência, fornecendo todos os dados possíveis, visando à identificação dos estelionatários.