O ator guarulhense Márcio Trinchinatto reestreia em março a peça A Confissão de Leontina em São Paulo, desta vez no Teatro Eva Herz, um sonho antigo que agora se materializa.
“A Confissão de Leontina” é um conto no qual sua protagonista suplica por outra chance social. Faz uma retrospectiva de sua vida, de seus momentos de felicidade, de amores, das traições, dos instantes de solidão e das desilusões. Reconhecendo-se mais uma habitante da grande cidade, sujeita às injustiças da vida, Leontina reconstitui o seu percurso, desde os tempos de infância em que vivia numa pacata povoação – Olho d’Água. Uma infância árdua e pobre que a obrigou a trabalhar desde pequena, mas mais feliz do que os tempos que se seguiram.
A peça é de Lygia Fagundes Telles, considerada a principal autora brasileira viva. Ela busca, esteticamente, desnaturalizar o preconceito enraizado na sociedade, em que os mais fracos sofrem as consequências do dominador. Do início até o fim do conto, a personagem faz súplicas. Por isso, seu corpo se enquadra no conceito de Foucault de “corpo supliciado”.
Uma das grandes marcas da obra de Lygia Fagundes Telles está presente na peça, que é a sua preocupação com as questões políticas e sociais de seu país, e ouvir a dor de Leontina passa a ser metáfora da dor e da beleza de ser brasileiro. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ganhadora do Prêmio Jabuti em 1973 e Prêmio Camões em 2005, Lygia Fagundes Telles foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura de 2016.
Direção
O diretor Kleber Montanheiro trabalha com poucos itens de cenário e adereço; porém, todos se transformando e assumindo várias funções, brincando com o que “nada é o que parece realmente”.
Sobre a volta do espetáculo, Marcio Trinchinatto comenta:
“Foram dois anos de espera para uma nova temporada. Neste enorme período de confinamento silencioso e obscuro, vivenciamos o horror que nos mata em forma de vírus, poder e desamor. Aquilo que era uma vontade tornou-se necessidade: a obrigação de dar voz à Leontina, personagem invisível que sintetiza a ilustração do brasileiro vivendo à margem da vida. Um brasileiro que quase não é gente, mas conveniência.”
Simultaneamente à estreia do espetáculo, o ator está lançando um livro infantil inédito: A menina que conversava com a estrela, pela Editora Flamingo, com ilustrações de Victor Grizzo.
Ficha Técnica:
- De: Lygia Fagundes Telles
- Com: Marcio Trinchinatto
- Direção e figurino: Kleber Montanheiro
- Assistência de direção: Larissa Matheus
- Luz: Rodrigo Oliveira
- Fotos: João Caldas
- Cenotécnico: Evandro Carretero
- Costureira: Euda Alves de Souza
- Bilheteria: Luisa Angelo
- Divulgação: Pombo Correio Assessoria de Imprensa
Serviço:
A CONFISSÃO DE LEONTINA
TEATRO EVA HERZ
- Livraria Cultura – Conjunto Nacional
- Avenida Paulista 2073 – Cerqueira César – São Paulo – SP
- Temporada: de 11 de março até 29 de abril
- Sextas, às 20h.
- Ingressos: R$ 50
- Duração: 75 minutos
