sexta-feira, 1 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEPetrópolis tem 198 mortes e 89 desaparecidos em decorrência da chuva

Petrópolis tem 198 mortes e 89 desaparecidos em decorrência da chuva

 

O número de mortos em Petrópolis em consequência do temporal que caiu na cidade da região serrana na terça-feira (15) chegou a 198. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), entre as vítimas fatais, 119 são mulheres e 79 homens. Desse total, 37 são menores de idade

Até as 7h40 de hoje (23), 181 vítimas foram identificadas, 170 foram liberadas para as funerárias e as demais aguardam o comparecimento das famílias no Instituto Médico Legal (IML).

A equipe técnica da Polícia Civil ainda faz a análise de DNA de nove despojos, que são fragmentos de corpos, encontrados nas buscas. Até o momento, há registro de 69 desaparecidos comunicados à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

Hoje é o nono dia de operações do Corpo de Bombeiros na cidade imperial para encontrar desaparecidos e recuperar áreas atingidas pela chuva, que cai desde terça-feira passada no município e chega a interromper o trabalho em vários momentos.

Previsão do tempo

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense
Meteorologia prevê pancadas de chuva hoje em Petrópolis – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil está sendo feito em tempo integral. A previsão para hoje é de pancadas de chuva moderada para os períodos da tarde e noite.

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas que são enviados por SMS e aos toques de sirenes que indicam risco de desabamento. Em situações de emergência a orientação é ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.

Entre as regiões mais atingidas pelos desabamentos, deslizamentos e pela enxurrada estão as áreas do Alto da Serra no Morro da Oficina, Sargento Boening, Vila Felipe, Rua Itália e Caxambu.

A ação em conjunto da Defesa Civil com agentes de todos os setores da prefeitura tem o suporte de órgãos dos governos estadual e federal, para atender ocorrências e realizar vistorias em regiões afetadas.

Ocorrências

De acordo com a Defesa Civil foram registrados, até o momento, quase 1,8 mil ocorrências por toda a cidade, principalmente nas áreas do primeiro distrito, que são as mais prejudicadas. A maioria dos casos é de deslizamentos.

“Com reforço no efetivo, a Defesa Civil segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso. Até o momento, mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas”, informou o órgão.

Os 13 pontos de apoio da prefeitura acolhem 811 pessoas. Além de receber os desabrigados, a Secretaria de Assistência Social presta o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber as pessoas que precisaram sair de suas casas em áreas de risco.

O trabalho de recuperação da cidade é feito por integrantes das secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Planejamento, além da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Cmdep) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

*Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,596SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Lei que devolve PIS/Cofins cobrado na conta de luz é sancionada

Os consumidores de energia elétrica terão aumentos menores nas contas de luz. O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei 14.385, publicada na...

Receita paga hoje restituição do Imposto de Renda a 4,2 milhões

Mais de 4,2 milhões de contribuintes recebem nesta quinta-feira (30) o valor correspondente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O...

Guarulhos inicia a Operação Moto Segura na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira (7) a Operação Moto Segura será realizada nas vias do município que concentram maior número de acidentes de trânsito...

Educação de SP na campanha de combate ao abuso e à violência contra crianças...

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) por mais um ano apoia a campanha #NãoSeCale, do Tribunal de Justiça do Estado...
11º Festival da Amizade Brasil-Japão

Festival em Guarulhos comemora 114 anos da chegada dos imigrantes ao Brasil

Para comemorar os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, no próximo domingo (3), das 9h às 18h, o Bosque Maia recebe o 11º...