PUBLICIDADE
InícioCIDADETemporada 2022 das orquestras de Guarulhos conta com cinco séries de espetáculos

Temporada 2022 das orquestras de Guarulhos conta com cinco séries de espetáculos

Publicado em
PUBLICIDADE

AquarelaConvidados EspeciaisSangue NovoNossa Gente e Grandes Sinfonias são as cinco séries de espetáculos da Temporada 2022 das orquestras de Guarulhos. Neste ano a programação gira em torno do tema Encontros e celebra combinações de diferentes linguagens, artistas, músicos, compositores, regentes e público, envolvidos em apresentações únicas, tocantes, inusitadas e gratuitas no Teatro Adamastor.

A nova temporada convida ainda ao embarque em um longo percurso, que passa pelas obras de mestres consagrados, criações inéditas, música de concerto e linguagens musicais mescladas ao conjunto sinfônico, e ainda pela participação de artistas da cidade.

Série Grandes Sinfonias

Fevereiro ficou marcado pela abertura da temporada e a apresentação de espetáculo da série Grandes Sinfonias, momento em que os cem músicos da Orquestra Jovem e da Gru Sinfônica subiram juntos ao palco do Teatro Adamastor para a execução da Sinfonia Titã, de Gustav Mahler.

Ao longo da temporada a empreitada se repetirá. As orquestras se somam para a execução de algumas das sinfonias mais significativas do repertório e convidam o público para um mergulho na riqueza sonora que só um conjunto sinfônico de grandes proporções pode oferecer.

 

Em agosto, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, o encontro das duas orquestras da cidade gira em torno da Sinfonia nº 7 em dó maior (Opus 60), também conhecida como Leninegrado, composta pelo russo Dmitri Shostakovich em 1941.

Como já é hábito dos espetáculos das orquestras da cidade, o encerramento do ano, em dezembro, acontece em grande estilo, trazendo ao público que acompanhou a temporada a Sinfonia nº 2 em E maior, Op. 63, do inglês Edward Elgar, obra composta e estreada em 1911 no London Musical Festival pela Queen’s Hall Orchestra.

Série Aquarela

Na temporada 2022 o público infantil ocupa lugar de destaque, com espetáculos especialmente desenvolvidos para essa faixa etária. No mês de março a série Aquarela apresenta programação especial para as crianças, como Pedro e o Lobo, fábula musical do compositor russo Sergei Prokofiev composta em 1936. O espetáculo conta com a narração de Wellington Nogueira, do grupo Doutores da Alegria.

Em junho a série volta ao palco com o espetáculo O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns. Em outubro a temporada celebra o mês das crianças com o encontro do mundo das trilhas de videogame com a orquestra sinfônica, com o espetáculo Games em Concerto e um programa cheio de novidades e diversão.

Em novembro a temporada promove a combinação de diferentes linguagens artísticas com o espetáculo Circo em Concerto para oferecer ao público a magia dos picadeiros em meio a uma estrondosa e sonora orquestração.

Série Convidados Especiais

 

Convidados de alto nível, que compartilham sua técnica e a sensibilidade de suas interpretações, em espetáculos que inserem definitivamente a programação realizada em Guarulhos no calendário artístico nacional. Ainda em março, a série Convidados Especiais traz a soprano Heloisa Petri e a mezzo soprano Luisa Francesconi, que se unem na interpretação de Stabat Mater, obra-prima do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.

Em abril, a soprano Tati Helene interpreta o ciclo das Quatro Últimas Canções, peças do austríaco Richard Strauss compostas em 1948, e as canções de A Floresta do Amazonas, do brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Em julho a série segue com o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, op. 35, do compositor Piotr Ilitch Tchaikovski, espetáculo que conta com a participação do violinista Cármelo de los Santos e do maestro Roberto Tibiriçá.

Em outubro a temporada promove o encontro de dois grandes solistas que fazem parte da história da GRU Sinfônica, os pianistas Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf. Juntos eles apresentam o Concerto para Dois Pianos, de Francis Poulenc.

Série Sangue Novo 

Incentivar os novos talentos da atividade musical, a criação de obras, aproximar o público dos solistas que estão surgindo e dos novos rumos pelos quais caminha a música de concerto são alguns dos objetivos da série Sangue Novo.

 

Em abril, a temporada apresenta concerto de premiação dos vencedores do II Concurso Gru Piano. Sob regência do maestro Diego Pacheco, o espetáculo conta com a participação dos pianistas Ervino Rieger, Guilherme Frazzatto e Ingrid Uemura.

Em maio, para celebrar os 30 anos do quarteto de violões Quaternaglia, a Orquestra Gru Sinfônica apresenta Song of the Universal, do compositor Sergio Molina, no Theatro São Pedro. A apresentação marca o lançamento do disco do quarteto e conta com a participação do pianista Rogerio Zaghi.

Em setembro a Orquestra Jovem apresenta concerto de premiação dos vencedores do XIX Concurso Jovens Solistas, além das finais do primeiro Concurso GRU Sopros.

Nesse mesmo período acontece ainda a final do 1º Concurso Gru Sopros, inédito na cidade de Guarulhos, espetáculo da Orquestra Jovem sob regência do maestro Diego Pacheco.

Em novembro haverá a estreia de concerto para orquestra, encomendado ao compositor Edmundo Villani-Cortes, um encontro de um grande artista da música de concerto com uma criação inédita dedicada especialmente a ele.

Série Nossa Gente

 

A série Nossa Gente aborda a cidade a partir de sua intensa atividade cultural nas mais diversas linguagens. Ela abre espaço para que alguns dos mais ativos artistas possam dividir o palco com as orquestras de Guarulhos, em espetáculos criados especialmente para essa ocasião.

Em maio e junho os artistas guarulhenses Aline Rissuto, Amauri Falabella, Victor Cali e o grupo As Despejadas sobem ao palco com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos.

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE