quarta-feira, 17 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioHOMENAGEMFundador da indústria Lepe é homenageado com nome de rua no Jardim...

Fundador da indústria Lepe é homenageado com nome de rua no Jardim São João

 

O CIESP Guarulhos intermediou junto à Prefeitura uma homenagem ao fundador da indústria de fundição Lepe, Augusto Koch, falecido em 1990. Desde o dia 15 de fevereiro de 2022, a antiga Rua Treze, localizada no Jardim São João, tem o nome do industrial que iniciou as atividades da empresa, em 1949.

“Há tempos eu queria homenagear a família Koch de alguma forma por tudo o que fizeram e fazem pela economia de Guarulhos e pelo CIESP, do qual um de seus membros é co-fundador”, explicou o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin. “Consultei o prefeito Guti, que de pronto considerou legítima a lembrança”.

“A Lepe gera emprego e renda no município há mais de 70 anos. Nada mais justo do que render essa homenagem a seu fundador”, afirmou o prefeito, em encontro na sede da empresa, no bairro Porto da Igreja.

Pelo fato de a rua escolhida ainda não ter nomenclatura oficial, o processo foi rápido, feito por meio do decreto municipal nº 38.770, publicado no Diário Oficial em 15/02. A agora Rua Augusto Koch fica entre a Avenida Ronaldo Beltran Saraceni e a Rua Dezessete.

O encontro para marcar a “entrega” da homenagem aconteceu na manhã do dia 9/03, na Lepe, e teve as presenças, além de Colin e Guti, do 1º vice-diretor do CIESP, Sergio Matos, e três dos cinco sócios da empresa, os irmãos Antonio Carlos Koch, Luiz Carlos Koch e Augusto Koch Junior, filhos do homenageado.

“Gratidão pelo reconhecimento ao meu pai, um imigrante que muito colaborou com o Brasil e com Guarulhos”, afirmou Luiz Carlos Koch. “Justa homenagem a um homem de origem humilde, com poucos estudos, mas que lutou e venceu fundando uma indústria que atua no mercado há 73 anos”, disse Antonio Carlos Koch. Augusto Koch Junior também se manifestou: “Orgulhoso de ele ter sido nosso pai. Nos deu os ensinamentos do trabalho, respeito e honestidade”.

Quem foi Augusto Koch

Augusto Koch era alemão naturalizado brasileiro. Chegou ao Brasil em 1924, aos 7 anos de idade. Aprendeu com o pai a profissão de caldeireiro e começou a trabalhar cedo. Sem formação acadêmica, foi profissional dedicado e se tornou sócio da indústria de eletrodomésticos Epel.

Em 1949, Augusto convidou um amigo e criou a Lepe Indústria e Comércio Ltda. O nome remetia à versão invertida de Epel. Iriam fabricar artefatos plásticos, de borracha e baquelite, itens que tinham como cliente a própria Epel.

Em 1952 decidiu comprar a parte do sócio, sendo uma entrada à vista e o restante em parcelas. Para arcar com a dívida, alugou a casa e levou a família para morar sobre a sede da Lepe, então no bairro paulistano da Parada Inglesa. Queria montar uma fundição e resolveu ele mesmo fabricar seus seis fornos para produzir virabrequins.

Após 25 anos, comprou um terreno em Guarulhos, em 1969, e iniciou a construção que culminou na inauguração da sede atual, em 1974, já com 100 empregados diretos operando. Ao lado dos filhos Antonio Carlos Koch, Augusto Koch Junior e Luiz Carlos Koch chegaram a empregar cerca de 1000 pessoas.

Em 1984 ele descobre uma doença e, mesmo assim, ainda trabalhou ativamente até 1986, quando decidiu curtir o que mais gostava: pegar sua Kombi e dirigir pela Via Dutra, ainda em pista dupla, até Sete Barras, onde tinha um sítio. Viveu assim, indo para a fábrica algumas vezes, até 1990, quando faleceu, deixando um legado de trabalho e compromisso com a família e a cidade.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,614SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

CCR RioSP alerta sobre a incidência de queimadas às margens da via Dutra

As queimadas são comuns nesta época do ano, principalmente, por conta do clima seco e sem chuva. Entre março e julho deste ano, período...

Neste sábado, a escritora Karla Maria estará na Bienal do Livro

A jornalista e escritora Karla Maria, que ocupa a cadeira número 8 da Academia Guarulhense de Letras, fará palestra na tarde deste sábado, às...

Jardim Adriana agradece atendimento do serviço Tapa-buracos

O internauta Márcio dos Santos Porfírio, do Jardim Adriana, tomou a iniciativa de encaminhar ao Click Guarulhos fotografias de dois serviços efetuados em ruas...

Programa Saúde Agora abre quatro UBS no sábado

Neste sábado (13) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Acácio, Soberana, Pimentas e Parque Alvorada estarão abertas das 8h às 16h pelo programa Saúde Agora....

Polícia Federal faz operação para reprimir venda ilegal de produtos online

 A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 17/8, a Operação Tântalo, visando desarticular um grupo criminoso voltado ao comércio de produtos descaminhados e/ou contrabandeados através...