O Ciaag – Centro de Inclusão e Apoio aos Autistas de Guarulhos realizou a Semana do Autismo, de 28 de março a 1 de abril, com o apoio da FIG-Unimesp, com uma série de palestras de especialistas de diversas áreas. E culminou, no sábado, 2/4, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com sua tradicional caminhada, que não havia sido promovida nos dois últimos anos, devido à pandemia.
Alexandra Oniki, fundadora e atual diretora-executiva da associação, explica que a data foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para informar e alertar a sociedade e os governantes a respeito do TEA (Transtorno de Espectro Autista), que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, além de ajudar na inclusão dos autistas na sociedade e eliminar o preconceito ainda muito presente.
A 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo teve início com concentração na praça Getúlio Vargas, Centro de Guarulhos. Grande parte dos participantes vestiam azul em homenagem à data comemorativa e pra deixar o movimento ainda mais bonito. Segundo Alexandra, o azul é a cor-símbolo do autismo porque a cada menina que tem o transtorno, há três meninos.
A caminhada contou com a participação dos vereadores Laércio Sandes, Jorginho Mota, Janete Pietá, Sandra Gileno e Wellington Bezerra, e de Gilberto Penido, secretário-adjunto de Inclusão, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos; além de representantes de parlamentares de outras esferas. Foi fundamental o apoio de parceiros, incluindo as secretarias de Assistência Social e de Esportes, e patrocinadores.
Foram percorridas as ruas Capitão Gabriel, Sete de Setembro, João Gonçalves, Oswaldo Cruz, Felício Marcondes, encerrando a caminhada na praça Getúlio Vargas. “Incluir é muito mais do que aceitar” foi um dos temas das faixas expostas pelos participantes e defendidos durante as falas pelo sistema de som.
“A Semana é uma oportunidade para as pessoas que acompanham o trabalho de 12 anos do Ciaag. Somos gratos a todos que têm colaborado para levarmos essa luta adiante”, diz a atual presidente da entidade, Sandra Moura Machado. “Ninguém faz nada sozinho. Nossa equipe é maravilhosa”, completa Alexandra.
O Ciaag atende atualmente 102 crianças e adolescentes com autismo e há uma fila de mais de duzentas, as quais ainda não é possível atender, por falta de recursos.
Palestras
Durante a Semana, a FIG-Unimesp sediou as seguintes palestras, sempre com número significativo de pessoas presentes:
28/3 – Sinais de alerta para o Autismo com a psicóloga Patrícia Lara;
29/3 – Autismo e inclusão com a fundadora do Ciaag, psicopedagoga Alexandra Oniki;
– Princípio da Dignidade Humana com o professor Fábio Tavares;30/3 – Direito à saúde do autista, com a advogada Siloni Spinelli;
– Ginástica adaptada com o professor Fernando Lima Rocha;
31/3 – Políticas Públicas com o vereador Jorginho Mota (primeiro parlamentar autista do Brasil);
01/4 – Responsabilidade com a médica neurologista Sueli Rizutti e o professor Carlos Mantovani.
Inclui fotos cedidas por Crislaine Thomaz, da assessoria do vereador Laércio Sandes, e por Kássia Franco, da TV Guarulhos
Cobertura pela TV Globo
O SPTV divulgou o evento: https://youtu.be/adexgqOBpz0