quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCANAISINTERNACIONALNovo surto de ebola atinge a República Democrática do Congo

Novo surto de ebola atinge a República Democrática do Congo

 

Um novo caso de ebola registrado na República Democrática do Congo motivou as autoridades sanitárias do país a declararem hoje (23) novo surto da doença. É o terceiro surto de ebola no país desde 2018. O último havia sido encerrado em dezembro do ano passado.

A diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África, Matshidiso Moeti, expressou preocupação com o caso.

“O tempo não está do nosso lado. A doença iniciou há duas semanas e agora nós estamos correndo atrás. A notícia positiva é que as autoridades da República Democrática do Congo têm mais experiência que quaisquer outras no mundo em controlar rapidamente surtos de ebola”.

O novo caso de ebola foi registrado na cidade de Mbandaka. O paciente, um homem de 31 anos, começou a ter os sintomas em 5 de abril e depois de mais de uma semana tratando em casa, buscou tratamento no hospital. No dia 21 de abril, ele foi levado a um centro de tratamento intensivo de ebola, mas morreu mais tarde, ainda no mesmo dia. Todos que tiveram contato com o paciente passaram a ser monitorados.

Espera-se que uma campanha de vacinação tenha início nos próximos dias. O país já tem estoques do imunizante rVSV-ZEBOV nas cidades de Goma e Kinshasa. Vacinas serão enviadas para Mbandaka, segundo a OMS. A vacinação deverá começar por quem teve contato com a vítima, ampliando para os que tiveram contato com esse primeiro grupo. A estratégia, chamada “vacinação em anel”, em tradução livre, é usada para conter a propagação do vírus.

O último surto teve duração de 42 dias. Na ocasião, foram notificados 11 casos (oito confirmados e três prováveis) e seis mortes na província do Kivu Norte. Foi nessa mesma província que ocorreu o surto de 2018, que durou dois anos.

O ebola

O vírus ebola atinge humanos e primatas (macacos, gorilas e chimpanzés) e foi descoberto em 1976, próximo ao Rio Ebola, localizado onde hoje fica a República Democrática do Congo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), dos Estados Unidos, o hospedeiro natural do ebola ainda é desconhecido, mas investigadores acreditam que o vírus seja transportado por animais e que os morcegos sejam os hospedeiros mais prováveis.

O ebola é transmitido, principalmente, por contato direto de feridas na pele e mucosas desprotegidas com sangue ou fluidos corporais infectados. Além disso, pelo contato com objetos, como agulhas e seringas, contaminados; ou pelo contato com morcegos ou primatas infectados.

“O ebola não se transmite pelo ar, pela água ou através dos alimentos de um modo geral. Porém, na África, o ebola pode ser transmitido através do manuseamento de carne de animais selvagens (que são caçados para alimento)”, afirma o CDC.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Bosque Maia recebe Arraial Guarulhos neste fim de semana

Moda de viola, baile caipira, intervenções artísticas e culinária tropeira. O Arraial Guarulhos já tem nova data e acontece nos dias 8, 9 e...

10% das vítimas de acidentes elétricos fatais no Brasil são crianças, alerta especialista

Entreter as crianças no mês das férias é sempre um desafio para pais e cuidadores – além do entretenimento, o cuidado deve ser redobrado....

Receita paga hoje restituição do Imposto de Renda a 4,2 milhões

Mais de 4,2 milhões de contribuintes recebem nesta quinta-feira (30) o valor correspondente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O...
Restaurante Popular Coma Bem Zilda Arns Macedo

Restaurante Popular reduz número de marmitas por pessoa para atender a mais famílias

O Restaurante Popular do Bem Solidariedade Zilda Arns, situado na avenida Monteiro Lobato, no Macedo, serve refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. E...

UNG empossa novo reitor

A Universidade UNG, em Guarulhos, empossou Yuri Neiman como novo reitor da Instituição. Com expertise em planejamento estratégico e acadêmico, o psicólogo tem mais...