A possibilidade de que pais eduquem seus filhos somente em casa dividiu a base do governo brasileiros e gerou dois projetos de lei, que se antagonizam quanto ao nível de regulação que a prática teria e estão sendo discutidos no Congresso. Um deles libera o homeschooling com regulações como a necessidade de matrícula em instituição de ensino e avaliações periódicas. Além disso, prevê a obrigatoriedade de que um dos pais da criança tenha curso superior.
Já o outro texto quer incluir um parágrafo ressaltando que educar os filhos em casa não é crime. Hoje, a punição prevista é de 15 dias a um mês de detenção, além de multa.
Fonte: Folha de São Paulo e site Escolas Exponenciais https://escolasexponenciais.com.br
Comentário:
Um dos argumentos dos que se opõem à educação domiciliar é que, na escola, além de aprender, a criança tem cria relações sociais no convívio com as outras, acostuma-se a conviver com diferenças e, assim, fica mais preparada a encarar o mundo como é na realidade. Esse seria um direito das crianças e, se a lei permitir o contrário, fará com que pais decidam excluir esse direito dos próprios filhos, condenando-os a viver em um mundo à parte.