sexta-feira, 20 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISEDUCAÇÃOProfessor José Pacheco diz que salas de aula são cemitérios de talentos

Professor José Pacheco diz que salas de aula são cemitérios de talentos

 

Auditório lotado, pessoas em pé e atentas para ouvir o professor José Pacheco dizer que está tudo errado na educação. Há quem o compare com Paulo Freire. Disruptivo e polêmico, nesta terça-feira (10), o professor José Pacheco apresentou uma nova perspectiva sobre a forma de educar e passou o seu aniversário de 71 anos a fazer o que mais ama: falando sobre aprendizagem.

“As salas de aula são cemitérios de talentos. Não é aceitável um modelo educacional em que alunos do século XXI são ensinados por professores do século XX, com práticas do século XIX.”, foram as palavras do professor no fechamento do primeiro dia da feira de educação, Bett Educar.

Responsável por projetos inovadores na educação, como a icônica Escola da Ponte, em Portugal, o Projeto Âncora e a Escola Aberta de São Paulo no Brasil, ele fala sobre a Open Learning School, seu novo projeto que está a todo vapor em Portugal e chega agora no Brasil.

A aprendizagem aberta, formato pedagógico utilizado por José Pacheco, onde os alunos aprendem em escolas que não possuem salas de aulas divididas por classes e idade e onde os alunos não têm provas para avaliar o seu aprendizado, é uma realidade entre os projetos liderados pelo professor e têm ganhado cada vez mais seguidores.

Após um auditório com lotação máxima aplaudir de pé as suas palavras, a plateia cantou parabéns para o professor, que não enxerga barreiras para falar sobre o que acredita, quando o assunto é aprendizagem.

SOBRE OPEN LEARNIN SCHOOL

www.oplschool.com.br

Rede internacional de escolas de aprendizagem aberta, fundamentada na experiência de alguns dos melhores pedagogos do mundo. Inspirada na Escola da Ponte (Portugal) e Escola Aberta de São Paulo, este modelo de educação se afasta do modelo tradicional, não havendo estrutura formal de aula com turmas, matérias e salas seriadas. A rede é mantida pelo Grupo Vermilion, que há 13 anos se dedica ao mercado de educação, presente em mais de 9 países e 4 continentes.

José Pacheco

Coordenador Pedagógico Geral

Educador, antropólogo e pedagogo, nascido em Portugal e idealizador da Escola da Ponte. Conhecido pedagogo e educador, é fundador de alguns dos projetos mais icónicos e controversos da educação mundial como Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora. Convidado assíduo de Escolas em todo o mundo, as suas palestras em Ted Talks já foram vistas por mais de meio milhão de pessoas, sendo uma das individualidades mais prestigiadas no mundo da educação. É coordenador Pedagógico Geral da Open Learning School, aquela que considera a primeira e única escola do Séc. XXI. Fez parte da banca examinadora do doutorado em Artes Cênicas da professora guarulhense Simone Carleto, pela Unesp.

Edilene Morikawa

Coordenadora Pedagógica Brasil e fundadora da Escola Aberta de São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência no mundo da educação. Com experiências internacionais em diversos países, da América Latina até a Ásia, foi por dez anos coordenadora de escolas brasileiras no Japão. Em colaboração com o professor José Pacheco, fundou a Escola Projeto Âncora.

Prefeitura de Guarulhos
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,564SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

DF tem a temperatura mais baixa já registrada: 1.4ºC

O Distrito Federal teve a mais baixa temperatura já registrada, desde que o início das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em...

Câmara Municipal aprova projeto que altera sistema de transporte público em Guarulhos

Os vereadores de Guarulhos aprovaram, em 1ª e 2ª votações, nesta quarta-feira, 18 de maio, um projeto da Prefeitura que altera o sistema de...

Click Guarulhos explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Para concorrer...

Sensação térmica chega a -4º C na zona sul de São Paulo

Durante a madrugada de hoje (18) a sensação térmica chegou a -4º graus Celsius na região do Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital...

Fim de semana terá Lua de Sangue “triplamente especial”

Um belo e raro fenômeno enfeitará o céu entre a noite deste domingo (15), a partir das 23h27, e o início da madrugada de...