terça-feira, 5 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCANAISEDUCAÇÃODrones, robôs e realidade virtual são atrações da Expo Movimento Inova

Drones, robôs e realidade virtual são atrações da Expo Movimento Inova

 

Nos dias 25 e 26 de maio, estudantes e profissionais da Educação da rede estadual paulista terão a chance de pilotar drones, construir robôs e passear pela realidade virtual do Metaverso. Isso graças a Expo Movimento Inova, evento de tecnologia e inovação organizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Em um caminhão adaptado e equipado com impressora 3D, máquinas de corte à laser e kits de robótica, os visitantes poderão colocar a mão na massa e dar vida a ideias tecnológicas. “O objetivo do caminhão maker é despertar a criatividade e incentivar os jovens, mostrar que eles são capazes de criar com a tecnologia”, explica Rodrigo Dinardi, diretor do Universo da Criatividade, empresa que idealizou o laboratório itinerante que visita escolas públicas no Brasil.

Do lado de fora do caminhão será montada uma tenda equipada com óculos de realidade virtual, que levará os visitantes para o mundo do Metaverso. Essas atividades estarão disponíveis durante toda a Expo Movimento Inova.

Computadores que voam

“Como utilizar o drone em sala de aula para ensinar e aprender” é o tema de uma palestra no dia 25 de maio, às 11 horas.

“A ideia é desmistificar o drone, que nada mais é do que um computador que voa. Na palestra, vamos mostrar as diversas abordagens que professores podem ter com esta máquina, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, de forma lúdica e interessante”, explica Carlos Cândido de Oliveira Júnior, cientista da computação e fundador da Drone Lab Brasil.

Nos dois dias de evento, a tenda drone será uma das atrações que promete chamar a atenção dos visitantes. Carlos Cândido fará demonstração das máquinas e os visitantes poderão pilotá-las.

Criada especialmente para estudantes do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e do ensino médio pela Seduc-SP, a Expo Movimento Inova vai levar muita tecnologia, inovação e criatividade para o Ginásio do Ibirapuera. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino vão participar presencialmente ou online, pela transmissão do Centro de Mídias SP.

“A Expo Movimento Inova é um evento essencial para a rede estadual, para conectar projetos de vida à inovação, permitindo que nossos estudantes e professores vivenciem a tecnologia por meio de palestras e oficinas, mas também da exposição de trabalhos em um movimento em que a rede aprende com a rede”, destaca Débora Garofalo, organizadora do evento, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Seduc-SP e Teacher Prize 2019.

Além de palestras e oficinas com convidados especiais, ainda será possível acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que terão a premiação no segundo dia do evento.

As atividades gratuitas serão divididas em tendas e salas, onde serão ministradas 12 palestras e 18 oficinas. O objetivo do evento é mostrar as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas cinco mil escolas estaduais de São Paulo. A programação completa da 4ª edição da Expo Movimento Inova está disponível no site https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/.

Parceiros

Faz Educação & Tecnologia, Code, Google for Education, Tríade Educacional, Instituto Catalisador, Drone Lab Brasil, Educa Digital, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Unicef, Fundação Lemann, IFood, Microsoft, Árvore, Mastertech, Instituto Palavra Aberta e Universo da Criatividade.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Especialistas alertam para a necessidade de buscar novos tratamentos para verminoses

Avanços na biologia e na química medicinal, juntamente com maiores investimentos em pesquisa, fizeram com que algumas das principais doenças tropicais negligenciadas ganhassem candidatos...

Lei que devolve PIS/Cofins cobrado na conta de luz é sancionada

Os consumidores de energia elétrica terão aumentos menores nas contas de luz. O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei 14.385, publicada na...

Guarulhos inicia a Operação Moto Segura na próxima semana

A partir da próxima quinta-feira (7) a Operação Moto Segura será realizada nas vias do município que concentram maior número de acidentes de trânsito...

Secretaria irá intensificar fiscalização para uso de máscaras nos ônibus

Recebemos de internautas usuários do transporte coletivo informações de que muitos passageiros não têm feito uso de máscaras e que não têm visto fiscalização...

Nova carteira de habilitação está disponível para motoristas do País

O novo padrão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido no início de junho de 2022, em todo território brasileiro, de...