Muitos contribuintes têm entrado em contato com o Click Guarulhos perguntando como obter a segunda via do boleto para pagar a taxa ambiental, que tanta polêmica está causando na cidade. Até agora, não tínhamos descoberto como fazer e nem obtido orientação da Prefeitura a respeito.
O internauta Ronei Rech, corretor de seguros, pesquisou, descobriu como fazer e nos enviou a explicação de como fazer, caso não tenha recebido ou, por algum motivo, o boleto tenha sido extraviado ou danificado.
Como obter a segunda via do boleto para pagar a taxa ambiental:
1. Deve-se acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br
2. Clicar no item Serviços.

3. Em seguida, clicar em 2a. via de tributos nesta lista.

4. Ao aparecer esta tela, clicar em 2a. via de tributos.

5. Surgirá, então, a tela com várias alternativas no item Tipo de Inscrição. O internauta deve escolher No. RGI Sabesp, e digitar o número que consta na conta de água. Após digitar seu número de inscrição no RGI, clicar em Log-in.

6. O sistema mostrará a guia com 9 boletos: quem preferir pagar parcelado terá os boletos das oito parcelas, a vencer no fim de maio e em todos os meses seguintes, até dezembro. O último boleto contém o valor integral, para quem quiser pagar a taxa de uma só vez, mesmo sem desconto.
E se não tiver o RGI da Sabesp?
Se o internauta não estiver com uma conta de água para saber o RGI, pode digitar o CPF ou CNPJ no campo mais abaixo, que o sistema informará qual o RGI que consta em seu nome. Pode ocorrer de haver mais de um se a mesma pessoa ou empresa for responsável por mais de uma ligação de água. Deve-se copiar o número e digitá-lo no campo do RGI Sabesp para ter acesso aos boletos.
Canal Vc Repórter
Quem tiver dúvidas a respeito ou dicas para que sejam divulgadas pode enviar mensagem de WhatsApp para 11 98849-7425. O Vc Repórter do Click Guarulhos é um canal de prestação de serviços à população. Não temos nenhum vínculo com órgãos públicos. O portal Click Guarulhos é editado pela empresa Carleto Editorial Eireli ME e busca exercer nos meios digitais a mesma linha editorial que consagrou o antigo Jornal Olho Vivo, também fundado pelo jornalista Valdir Carleto.