terça-feira, 5 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEEscolas promovem atividades para incentivar a leitura entre pais e filhos

Escolas promovem atividades para incentivar a leitura entre pais e filhos

 

Durante o mês de maio a EPG Dorival Caymmi, no Jardim Guaracy, e a EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo, no Parque Continental II, promoveram atividades para estimular o hábito de leitura dos alunos. As ações das escolas motivaram o compartilhamento desses momentos com as famílias dos estudantes, alcançados a partir da entrega de kits literários do programa Minha Sala de Leitura.

O kit, denominado Literatura a Vapor, caracteriza-se como um material de apoio para o processo de ensino e aprendizagem. Ele também promove o acesso à literatura para o desenvolvimento de atividades na escola e em casa, sob a orientação dos professores.

Com o objetivo de fomentar espaços e momentos de leitura em casa e construir hábitos de leitura entre pais e filhos, as professoras da EPG Dorival Caymmi apresentaram os livros, falaram sobre o trabalho com o caderno do aluno e escolheram um dos livros para fazer a contação com os familiares.

Já na EPG Dolores Gilabel Hernandes Pompeo as professoras aproveitaram a entrega para realizar diversas atividades pedagógicas com os estudantes, como rodas de leitura em espaços diferenciados a partir da leitura do livro Lourenço, um Bicho Quase Papão. A história trouxe a proposta de trabalho manual, com artesanato em massa de modelar, em que os alunos esculpiram modelos apresentados no livro de atividades e monstros idealizados por eles.

Todo o processo foi registrado por meio de fotos, que foram expostas em cartazes nos corredores da escola, com um gráfico de preferência, levando em conta a opinião de cada aluno.

O kit Literatura a Vapor é composto por quatro livros literários, livro de atividades do aluno e um livro da família. Além disso, os professores também recebem o livro do educador, que apresenta as propostas no livro do aluno, entre outras informações.

Programa Minha Sala de Leitura

O Programa Minha Sala de Leitura é uma política pública com base em uma lei municipal que instituiu o Programa de Fomento ao Livro, à Leitura e à Literatura no município de Guarulhos e tem como princípios a democratização do acesso ao livro e à leitura e a formação de uma sociedade leitora.

Desde 2018 o Minha Sala de Leitura garante que os alunos das escolas municipais tenham acesso a obras literárias, inclusive para que possam manuseá-las em suas casas como forma de compartilhar com seus familiares, montar seu próprio acervo e potencializar o hábito da leitura para a formação de leitores.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos inicia ação de combate ao Aedes aegypti com o apoio do Tiro de...

A partir desta segunda-feira (4) até o final do mês a Prefeitura contará com o apoio de dez soldados do Tiro de Guerra de...

2ª Bienal do Livro de Guarulhos será de 5 a 14 de agosto no...

Maior evento literário de Guarulhos, a 2ª edição da Bienal do Livro será realizada de 5 a 14 de agosto no espaço Internacional Eventos....

Presidente da Caixa acusado de assédio sexual pede demissão

Acusado por algumas funcionárias da Caixa Econômica Federal de assédio sexual, notadamente em viagens a serviço, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, pediu demissão...

Motoristas de ônibus anunciam greve em SP a partir da zero hora desta quarta

Os motoristas e cobradores de ônibus anunciam greve na cidade de São Paulo a partir da zero hora desta quarta-feira (28). Paralisação será total...

Com greve de ônibus na capital, rodízio será suspenso nesta quarta (29)

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (28) que caso a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de fato ocorra nesta quarta-feira...