Faleceu nesta sexta-feira, aos 77 anos, o presidente da Uceg (União Cultural e Esportiva Guarulhense), Kokiti Ura, por não ter resistido a uma cirurgia à qual teve de submeter às pressas na quinta-feira.

Nascido em Pompéia, no interior paulista, veio para Guarulhos com 22 anos de idade. Desde os 19 anos, lutava judô, esporte do qual se tornou professor, atividade que continuava exercendo, por ser uma paixão que sempre cultivou. Era também chefe escoteiro.
Kokiti foi por muitos anos o contador da Cooperativa de Crédito de Guarulhos, o “Banquinho”, como era chamada pelos antigos cooperados (atual Sicoob Metropolitano). Após aposentar-se, assumiu a presidência da Uceg, dedicando-se em tempo praticamente integral, todos os dias da semana, e envolvendo-se pessoalmente em todos os tipos de tarefas, sempre fiel à sua característica de pessoa metódica e obstinada. “Levantava as mangas e ia para a luta. No dia da feijoada beneficente da Uceg, pegou tijolos, montou o fogo, colocou panela e fez quase tudo sozinho; nem esperou arrumarem a cozinha”, relata Fabian Noda, amigo e admirador.

Kokiti Ura deixa uma legião de amigos e uma lacuna na comunidade nipo-brasileira de Guarulhos e região. A foto em destaque é reprodução do portal Catraca Livre, que publicou reportagem com ele em 2015, por sua dedicação ao judô.
O velório será a partir das 22h do sábado, dia 11/6, no salão social da Uceg e seu corpo será cremado no Cemitério Primaveras às 9h do domingo, dia 12.