PUBLICIDADE
InícioCIDADEConjunto residencial precisa de ação conjunta da Prefeitura e do Estado

Conjunto residencial precisa de ação conjunta da Prefeitura e do Estado

Publicado em
PUBLICIDADE

O Conjunto Residencial Santa Cecília, localizado na chamada “Vila Industrial“, região próxima ao Jardim Paraventi, está precisando de uma ação conjunta de várias secretarias da Prefeitura e, talvez, de órgãos estaduais, incluindo a Sabesp, pois a situação que ali se verifica pode se constituir em problema de saúde pública.

Como se vê na foto, há moradores que despejam lixo pela janela de andares superiores, sobre o pequeno telhado da porta de saída das escadarias para o andar térreo. Isto ocorre sendo que há coleta regular dos resíduos e há um espaço determinado para que os moradores coloquem o lixo de forma organizada.

 

Outro problema que se vê no local é o acúmulo de resíduos espalhados no entorno dos prédios de apartamentos, que catadores de recicláveis despejam por não terem valor comercial. Outros passam de carro ou com carroças e simplesmente descartam entulho e outros materiais, o que dificilmente ocorreria se fosse uma área verde bem cuidada e limpa.

Águas servidas correm em meio ao terreno e acumulam-se em alguns pontos, o que poderia ser evitado se houvesse escoamento adequado para direcioná-las à rede de esgotos. Neste quesito, caberia a ação da Sabesp.

A cada poucas semanas, equipes a serviço da Prefeitura atuam no entorno, recolhendo resíduos e cortando o mato. Logo em seguida, porém, outros detritos são despejados. Se não houver mudança de estratégia na atuação, os resultados continuarão os mesmos, como se fosse uma operação de “enxugar gelo”.

No Conjunto, falta uma coordenação, pois não se trata de um condomínio. A solução não virá de alguma ação isolada: é preciso que haja um trabalho conjunto, envolvendo a Assistência Social, Saúde, Habitação, Meio Ambiente e Serviços Públicos ou Administrações Regionais. Noções de higiene e de educação ambiental são fundamentais para mudar o quadro do que se vê ali, investindo na autoestima das pessoas, mostrando a elas como poderia ser melhor se vivessem em um ambiente harmonioso e mais saudável.

Como já sugerido anteriormente pelo Click Guarulhos, a Secretaria do Meio Ambiente e a Assistência Social poderiam desenvolver um trabalho de conscientização, incentivando a própria população a plantar mudas de árvores. Cada criança ou adolescente pode adotar uma árvore e passar a zelar por ela. Há uma moradora que cultiva um bonito jardim em um canto próximo às lixeiras, o que é um bom exemplo de que quando as próprias pessoas se envolvem, a coletividade respeita o trabalho. Experiência como uma campanha “Adote uma árvore” foi desenvolvida no Parque Cecap, com bons resultados.

A questão do despejo de lixo pelas janelas no Conjunto da Vila Industrial é ainda mais grave e requer atenção urgente das autoridades.

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE