InícioCIDADECrianças têm lições de saúde no Hospital do Ursinho no Ambulatório da...

Crianças têm lições de saúde no Hospital do Ursinho no Ambulatório da Criança

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais de 30 crianças participaram no último sábado (11) no Ambulatório da Criança, no Centro, de uma ação especial voltada a pacientes entre quatro e dez anos de idade. O evento, intitulado Hospital do Ursinho, foi promovido pela manhã por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Guarulhos e os alunos do curso de medicina da Uninove. Em um ambiente extremamente lúdico, os pequenos interagiram com os estudantes, transformando o medo que eles têm em relação à figura do médico em momentos de descontração e alegria.

O objetivo de reduzir o medo das crianças quanto à figura do médico, ambientes hospitalares e procedimentos por meio de simulações de atendimento com material lúdico foi atingido amplamente. As crianças participantes desempenharam o papel de pai ou mãe do seu próprio ursinho, que elas mesmas levaram para a atividade.

Ao passar pelo “circuito médico” as crianças exteriorizam os problemas individuais no seu “filho”, que passava pela consulta médica. Há, assim, uma projeção dos sentimentos de medo e angústia da criança, que acabam se transformando em horas de diversão.

Na ação havia diversas “estações” que representaram as áreas médicas: recepção, triagem, enfermaria, raio-X e centro cirúrgico, que simularam os mais variados tipos de ambiente de um hospital. Em cada sessão foi aprofundada a relação entre o ursinho, a criança e os estudantes de medicina, que representavam os médicos.

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina e atende prioritariamente crianças de três a seis anos, mas na ação do último sábado essa faixa etária foi ampliada.

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE