Terminam nesta quarta-feira (15) as inscrições para contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022. As vagas, distribuídas por todo o Brasil, são voltadas para pessoas com nível fundamental completo e a seleção será feita por análise curricular. Não será cobrada taxa de inscrição.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu processo seletivo simplificado complementar em 9 de junho. Os interessados devem acessar o Portal do IBGE e fazer a inscrição por meio do formulário virtual.
Antes do início das coletas do Censo, o profissional selecionado passará por treinamento obrigatório, previsto para o período de 18 a 22 de julho. A principal função desse cargo será entrevistar moradores. A remuneração é por produção e pode variar de acordo com o tempo dedicado e com o grau de dificuldade do trabalho.
É recomendado, segundo o edital, que o recenseador faça uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O contrato terá duração de três meses e pode ser prorrogado. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 30 de junho.
São Paulo é o estado com o maior número de vagas: 18.589, espalhadas por 635 municípios. Boa parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, o terceiro estado com maior oferta, há 4.633 vagas.