segunda-feira, 27 junho 2022
PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCANAISMEIO AMBIENTEDicas para evitar umidade nas paredes

Dicas para evitar umidade nas paredes

 

O Inverno começa oficialmente a partir das 6h14min desta terça-feira (21) no Hemisfério Sul.

O total de chuvas, que na estação normalmente acumula cerca de 600 milímetros, este ano, pode ser que fique em 500 ou 540 milímetros, informam os meteorologistas.Mesmo que em menor quantidade, a falta de calor e a incidência de chuvas naturais da estação trazem consigo um problema bastante desagradável: a umidade.

Não é difícil perceber as paredes ou móveis aparentemente molhados ou com manchas de mofo e bolor pelos cômodos. Além de ser prejudicial para a estrutura do imóvel, a umidade nas casas também faz mal à saúde, podendo desencadear ou agravar condições respiratórias e transmitir bactérias que causam uma série de infecções graves.

Tipos de umidade

Para que os tratamentos sejam eficientes ao máximo, é importante saber qual o tipo de umidade está afetando a sua casa. Veja a seguir:

Capilaridade

A umidade por capilaridade se manifesta na forma de manchas contínuas, especialmente na parte inferior das paredes – embora também possa aparecer no chão. Isso acontece porque a umidade vem do solo, sendo mais comum, desta forma, em construções térreas, sótãos, estacionamentos, entre outros.

Infiltração

Provavelmente o tipo mais conhecido de umidade; acontece por causa de vazamentos ou entradas de água de origem externa, falhas no encanamento ou áreas úmidas, como o banheiro ou a cozinha. É muito prejudicial à pintura e estrutura geral de uma obra, com a possibilidade de formação de rachaduras, corrosão, carbonatação e lixiviação do concreto.

Condensação

A condensação é a passagem do estado líquido para o gasoso. É, portanto, bastante comum em ambientes com muito vapor, próximos a áreas frias e janelas, como em banheiros. A falta de contato com a luz do Sol também agrava o problema. Nesse caso, as manchas têm um formato redondo, comprometendo a superfície das paredes e abrindo caminho para a formação do mofo.

Como se livrar da umidade?

Existem diferentes maneiras de solucionar episódios de umidade, sendo uns mais eficazes do que outros, dependendo de cada caso. Confira as dicas abaixo e veja qual funciona melhor para você.

1) Desumidificador de ar

Como o próprio nome já sugere, o desumidificador de ar retira o excesso de umidade do ambiente, das gotículas de CO2 que estão nele. Isso ajuda a combater a formação de bolor e mofo e também é ótimo para ampliar a conservação de eletrodomésticos, móveis, roupas, papéis, etc. Por ser um aparelho pequeno, cabe em qualquer lugar e é fácil de guardar. Ideal para pessoas que moram em regiões naturalmente frias e chuvosas. É recomendado para quem quer se prevenir dos efeitos das umidades, o que significa que não tem tanta eficácia para casos mais avançados.

2) Ar-condicionado

Uma boa maneira de reduzir a umidade é deixar o ar circulando pelo ambiente. O ar-condicionado cumpre essa função muito bem, ainda permitindo que você controle a velocidade e a temperatura. A função desumidificar, inclusive, está presente na maioria dos aparelhos. Quando a casa ou apartamento ficam mais frios devido à refrigeração do ar-condicionado, as paredes acabam secando, o que elimina a umidade do local, além de neutralizar a presença de fungos e bactérias. É importante ressaltar, no entanto, que isso só funciona de verdade se o aparelho estiver em dia com a higienização. Se os filtros do ar-condicionado estiverem limpos, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 60%.

3) Limpeza e raspagem

Borrife uma solução de água com cloro ou água sanitária. Esses produtos matam os fungos e impedem que eles retornem. Depois de deixar agir por alguns minutos, esfregue com uma esponja ou escova. Espere secar completamente. Depois, chega a hora da raspagem. Lixe e raspe a área afetada pela umidade, retirando toda a tinta. Se o reboco também for acometido, não hesite em retirá-lo – isso garante que as colônias fúngicas sejam completamente removidas. Se você não souber ou não quiser fazer esse trabalho, contrate um profissional qualificado. Por ser algo relativamente simples, a grande maioria dos pedreiros sabe administrar esse tipo de serviço.

4) Impermeabilizante

Depois da raspagem, é recomendado aplicar produtos impermeabilizantes. Isso serve como forma de proteção para que a umidade não retorne. Existem duas opções: Emulsão asfáltica – material composto por derivados do petróleo em dispersão na água; cria uma membrana superficial impermeabilizante de alta aderência; Emulsão acrílica – mistura de acrílicos termoplásticos com água; entre as demãos, é aplicado um material estruturante, como fibra de poliéster. É indicado que o procedimento de impermeabilização seja feito quando o clima estiver mais quente, já que temperaturas frias retardam o processo de secagem.

5) Circulação de ar

Não existe solução mais competente e simples para minimizar ou evitar os males da umidade do que a circulação natural do ar. A dica é abrir as portas e janelas todos os dias para renovar o ar que circula dentro da casa. O mesmo deve ser feito com guarda-roupas e armários – deixe-os abertos por algumas horas ao menos uma vez por semana. É importante fazer isso principalmente nos meses de Inverno, mais suscetíveis à umidade. Aproveite a manhã e o começo da tarde, quando há mais Sol e ar quente.

Fonte: Blog Frigelar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,592SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos conquista título estadual de ginástica acrobática

Neste domingo (19) a equipe de ginástica acrobática de Guarulhos conquistou o campeonato estadual na Arena SBC Caixa, em São Bernardo do Campo. Os...

Guarulhos terá novo ciclo de palestras gratuito com Empresas de comunicação

O Núcleo de Empresas de Comunicação (NEC), do Programa Empreender, gerido pela ACE-Guarulhos, fará a segunda edição da Semprecom, maior evento da área na...

Dia Nacional do Diabetes: Controle da doença exige alimentação saudável

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado neste domingo (26), reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar a doença, que atinge mais de 537...

Abertas as inscrições para os cursos inclusivos para jovens nos CEUs

A Prefeitura de Guarulhos oferece cursos gratuitos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down e deficiência física em diversos CEUs...
Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa recebe troféu na categoria Audiovisual

O desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, recebeu, em 22 de junho, o troféu do "Prêmio Faz Diferença" 2022, sendo representado...