A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (22/6), mandados de prisão contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Ribeiro e Santos foram presos na manhã de hoje, em Santos (SP). A operação “Acesso Pago” da Polícia Federal investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de verbas do Fundo Nacional da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em março de 2022, o jornal Folha de S.Paulo divulgou áudios em que o ex-ministro da Educação afirma que a prioridade é “atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo lugar, atender a todos que são amigos do pastor Gilmar”.
O pastor Gilmar Santos é acusado de cobrar propinas para a liberdade de verbas do MEC para prefeitos. O MP também afirma ter identificado que a entidade recebeu doação de imóveis nunca registrados – uma chácara e um lote. Eles foram transferidos para a entidade por meio de doações à igreja Missão em Cristo.
Após as acusações, Gilmar publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma ter aversão à mentira.
“Sempre preguei a santidade de Deus, a justiça de Deus, minha aversão ao erro, ao pecado e à mentira. Eu criei os meus filhos. Eu e a minha esposa dizendo, mentir nem por brincadeira”, diz o pastor em um trecho, com uma bíblia na mão.
Bíblia e Ouro
Arilton Moura é acusado de fazer o pedido de propina a prefeitos, para que os recursos do MEC fossem liberados para a construção de escolas. Segundo denúncias, Moura teria pedido pagamentos em ouro e dinheiro.
De acordo com o divulgado pelo O Globo, Arilton pediu ao prefeito de Bonfinópolis (GO) a quantia de R$ 15 mil, além da doação de bíblias para a igreja do pastor.
“Papo reto aqui. Eu tenho recurso para conseguir com você lá no ministério, mas eu preciso que você coloque na minha conta hoje R$ 15 mil. É hoje. E porque você está com o pastor Gilmar aqui, senão… Pros outros, foi até mais”, relatou o prefeito da cidade.
Moura é braço direito de Santos e assessor de assuntos políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, presidida por Gilmar Santos, que também é líder do Ministério Cristo para Todos, um ramo da Assembleia de Deus com sede em Goiânia.