quarta-feira, 17 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEPoupatempo realiza amanhã (25) mais uma edição do mutirão para renovação de...

Poupatempo realiza amanhã (25) mais uma edição do mutirão para renovação de CNH

 

Neste sábado (25) o Poupatempo realiza o último mutirão do mês para ajudar os motoristas que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida entre março e abril de 2021 e, agora, precisam regularizar a situação até o próximo dia 30. Ainda há vagas disponíveis para o atendimento presencial nas unidades do programa.

O agendamento para o serviço é obrigatório e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Lembrando que os documentos que forem solicitados a partir de agora já serão emitidos no novo modelo da CNH pelo Detran.SP. Atendendo à Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança altera características da identidade visual da carteira de motorista.

Neste ano, o Poupatempo já realizou quase 1,5 milhão de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 551 mil foram feitas presencialmente. Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.

Importante reforçar que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Renovação da CNH

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Calendário com os novos prazos de CNH:

Serviço

Mutirão para renovação de CNH:

Acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com 9,3 mil vagas.

  • Data: sábado, 25 de junho.
  • Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Campanha Inverno Solidário

Com a chegada da estação mais fria do ano, o Poupatempo convida os cidadãos a participarem da Campanha Inverno Solidário 2022. Todas as unidades do programa no Estado estão disponíveis para receber doações de cobertores novos, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ajudá-las a enfrentar o frio. A iniciativa é do Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e vai até 22 de setembro.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Prefeitura inaugura equipamentos de alta tecnologia em dois serviços de saúde

Nesta terça-feira (16) a Prefeitura de Guarulhos inaugurou oficialmente equipamentos de ponta em dois serviços de saúde. Um tomógrafo de alta tecnologia foi instalado...

Cresce número de pais que se recusam a assumir os filhos

Muito se fala sobre tudo o que acontece com uma mulher, seu corpo e sua personalidade no momento em que ela se torna mãe....

Guarulhos recebe programação gratuita do Circuito Sesc de Artes

O Circuito Sesc de Artes está de volta às ruas, praças e parques e neste próximo fim de semana, sexta (19), sábado (20) e...

Programa Saúde Agora abre quatro UBS no sábado

Neste sábado (13) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Acácio, Soberana, Pimentas e Parque Alvorada estarão abertas das 8h às 16h pelo programa Saúde Agora....

Veja quais serviços gratuitos serão propiciados neste sábado no Anita Garibaldi

Neste sábado (13) a unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, oferece gratuitamente...