quarta-feira, 17 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEProjeto Amigo Estou Aqui mobiliza jovens de Guarulhos contra a depressão

Projeto Amigo Estou Aqui mobiliza jovens de Guarulhos contra a depressão

 

Aproximadamente 30 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio participaram nesta quarta-feira (29) do projeto Amigo Estou Aqui na Casa do Jovem, a sede da Subsecretaria da Juventude de Guarulhos. A iniciativa da pasta, que integra a Secretaria de Direitos Humanos, busca sensibilizar, alertar, prevenir e conscientizar adolescentes sobre depressão e suicídio.

“Esta é uma ação que acontece desde 2018 com o público de 15 a 29 anos. A Casa do Jovem (CJ) é um espaço aberto para a juventude do nosso município. Aqui pensamos políticas públicas para esse segmento e disponibilizamos diversos benefícios, como mutirões de estágios, o programa Juventude no Parque, orientações profissionais, o projeto CJ na Escola, além de cursos, oficinas e atividades”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Os participantes, que são assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) São João e Santos Dumont, fizeram parte de uma dinâmica com a equipe da pasta e de uma roda de conversa sobre o assunto conduzida pela psicóloga da subsecretaria, Eliana Carrelli.

“A depressão é uma das principais causas do suicídio, que é um tabu e nem sempre é entendido como uma doença. Ela é complexa e tem múltiplos fatores, como sociais, afetivos e biológicos, entre outros. O nosso objetivo é sensibilizar o jovem para que ele a identifique em outros ao seu redor e saiba indicar onde encontrar ajuda”, explicou Eliana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam anualmente no mundo, ou seja, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.

João Vitor da Silva Cunha, 17 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, sonha em cursar gastronomia e participou do projeto.

“Depressão tem que tratar. Acho importante ter informações porque é um aprendizado que pode ajudar outro colega e ajuda também na vida da gente”, disse o morador do bairro Cidade Seródio.

Ao final da atividade os participantes receberam fitinhas de amarrar no pulso com o tema Amigo Estou Aqui para entregar a alguém como forma de demonstrar apoio.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

1ª Balada Inclusiva de Guarulhos recebe inscrições até sexta-feira

Pessoas com deficiência interessadas em participar da primeira Balada Inclusiva, promovida pela Prefeitura de Guarulhos, têm até a próxima sexta-feira (19) para fazer a...

Inscrições para cursos de capacitação do Novotec Expresso em São Paulo terminam dia 15

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para 16 mil vagas em cursos...

Maior competição de robótica do Brasil acontece nesta semana em Guarulhos

Entre quarta-feira e sábado desta semana, 10 a 12/08, o Centro Universitário Eniac recebe a FIRA – maior evento de robótica do Brasil e...

Hospital A.C. Camargo não atenderá mais pelo SUS; notícia repercute

A Direção do Hospital A. C. Camargo, conhecido popularmente como Hospital do Câncer, informou ontem que a partir de dezembro não mais atenderá pelo...

Guarulhos recebe programação gratuita do Circuito Sesc de Artes

O Circuito Sesc de Artes está de volta às ruas, praças e parques e neste próximo fim de semana, sexta (19), sábado (20) e...