quarta-feira, 17 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEVacina Mais: conselhos e OMS lançam campanha de incentivo à vacinação

Vacina Mais: conselhos e OMS lançam campanha de incentivo à vacinação

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou, nesta quarta-feira (29/6), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a campanha Vacina Mais, que visa incentivar a vacinação diante da queda nos índices de cobertura no país.

“Estamos trabalhando para desfazer falsas notícias que levam à morte”, disse o presidente do CNS, Fernando Pigatto, durante a cerimônia de lançamento da nova campanha, que conta, também, com as parcerias do Conass e Conasems.

Segundo o CNS, o Brasil é um dos “poucos países que oferecem um extenso rol de vacinas gratuitas à sua população”, com um Programa Nacional de Imunizações (PNI) que disponibiliza anualmente cerca de 300 milhões de vacinas contra mais de 30 doenças em aproximadamente 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo território nacional.

O Conselho Nacional de Saúde reafirmou que a vacinação “é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes, custo-efetivas e que salvam vidas”. O objetivo da campanha é o de “unir esforços para conscientizar a população do Brasil sobre a importância de aumentar a cobertura vacinal”.

Queda de cobertura

As entidades reforçam que doenças que haviam sido controladas ou erradicadas, como o sarampo e a meningite, estão voltando como resultado da falta de imunização.

Para o CNS, a imunização insuficiente resultou também no retorno do sarampo ao Brasil. “O país havia ficado livre da transmissão autóctone [que ocorre dentro do território nacional] do vírus causador dessa doença em 2016. Porém, a combinação de casos importados de sarampo e a baixa cobertura vacinal levaram o Brasil a ter um surto, que, desde 2018, tirou a vida de 40 pessoas, principalmente crianças”, frisou o CNS.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 a 2021, o número de crianças vacinadas com a primeira dose contra a poliomielite caiu de 3.121.912 para 2.089.643. Para a terceira dose, no mesmo período, os números reduziram de 2.845.609 para 1.929.056. Com isso, a cobertura vacinal contra esta doença recuou, no período, de 98% para 67%. Além disso, houve redução nos índices de cobertura da BCG, e dos imunizantes contra a hepatite A e B.

O CNS lembra que, graças às vacinas, a varíola foi erradicada do mundo em 1980. “E a região das Américas foi a primeira do planeta a eliminar doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017)”, destacou.

“Vacina Mais”

Na campanha, serão disponibilizadas peças de comunicação para a distribuição gratuita, estimulando a população, de diferentes idades, a manter a caderneta de saúde atualizada.

*Com Informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Vencedores do Concurso GruPiano se apresentam com a Orquestra Jovem neste sábado

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto com os jovens talentos vencedores do 2º Concurso GruPiano no próximo sábado (20), às 20h, no Teatro Padre...

2ª Bienal do Livro de Guarulhos recebeu 150 mil pessoas em dez dias

A Prefeitura registrou a circulação de cerca de 150 mil visitantes durante os dez dias da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que teve...

PF faz operação contra fraudes no auxílio emergencial no estado de SP

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira (11) contra um grupo criminoso que frauda o Auxílio Emergencial. Batizada de Operação Vida Fácil V,...

Rede Fácil celebra 20 anos com mais de 13,3 milhões de atendimentos prestados

A Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão comemorou nesta terça-feira (9) 20 anos de funcionamento com 13.302.037 atendimentos e mais de 25,8 milhões de serviços...

Vila Rio de Janeiro recebe o Procon Itinerante nesta quarta-feira

A van do Procon Itinerante atenderá a população da Vila Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17), das 10h às 16h, na praça Paulo Hideo...