Recebemos de internautas usuários do transporte coletivo informações de que muitos passageiros não têm feito uso de máscaras e que não têm visto fiscalização pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Segundo as queixas, há até motoristas, notadamente no transporte alternativo, que não têm usado a máscara ou a utilizam dependurada perto do queixo e não cobrindo a boa e o nariz, como deveriam. Foram apontadas algumas linhas onde isso mais acontece: 440 – Santos Dumont; 251 – Cabuçu; 342 – Vila União e 591 – Terminal Pimentas.
Leitores apontam que, considerando que a covid não acabou e que ainda ocorrem casos graves e até mortes, é importante que os cuidados continuem sendo tomados. E que os ônibus acabam tendo de ser utilizados pela população, pois não é algo que possa ser facilmente evitado ou substituído. Concordamos com esses argumentos e enviamos questionamento à Assessoria de Imprensa, que respondeu:
“A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana informa que mantém obrigatoriedade do uso de máscaras pelos passageiros e funcionários das empresas de ônibus municipais e cooperativas. Reiteramos que toda a frota está adesivada com a informação sobre tal exigência e que todos os ônibus são higienizados diariamente. A pasta informa ainda que irá intensificar a fiscalização.”