Os instrumentistas das orquestras de Guarulhos têm motivos de sobra para comemorar e não é para menos, já que a Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem participam de concertos gratuitos da 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O evento, que acontece entre os dias 2 e 31 de julho em Campos do Jordão e na Sala São Paulo, na capital, é coordenado pelo violonista Fabio Zanon e reúne uma programação com 89 concertos.
Programação
No dia 17 de julho, domingo, às 11h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto gratuito, programa animado e vibrante com composições latino-americanas de países como México, Venezuela, Argentina, Brasil, entre outros, no recém-inaugurado parque Capivari, em Campos do Jordão.
Em sua trajetória de quase 20 anos de estrada, a Orquestra Jovem é conhecida por seu dinamismo contagiante, sobretudo diante de desafios surpreendentes. Em julho de 2019 registrou sua primeira participação no festival, em sua 50ª edição.
No dia 23, às 11h, é a vez da Orquestra Gru Sinfônica encantar o público do parque Capivari com concerto dos alunos do curso de regência do Festival de Campos do Jordão, sob coordenação do professor Neil Thompson.
A Gru Sinfônica foi convidada para ser a orquestra residente do festival e, portanto, estender a atividade pedagógica realizada na cidade de Guarulhos com alunos da rede municipal aos estudantes do curso de regência do festival. Para tanto, instrumentistas e estudantes de regência passarão por uma imersão na qual terão interação profunda e voltada à especialização dos cursistas. O resultado desse trabalho será apresentado no dia 23, com um programa que traz grandes compositores da música de concerto como Beethoven, Brahms, Rossini e Berlioz, entre outros.
Atividade de formação especializada na área de música de concerto, o Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos mais importantes do país. De acordo com o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras de Guarulhos, o festival se caracteriza como um momento de celebração.
“Todas as atenções do universo orquestral voltam-se para Campos de Jordão durante o festival e fazer parte disso é estar em meio ao que há de mais importante no mundo da música de concerto. As orquestras de Guarulhos são parte dessa engrenagem e estamos muito contentes com o convite e a conquista desse espaço”, diz Patarra.
De volta à cidade, no domingo, dia 24, às 18h, a Orquestra GRU Sinfônica apresenta o espetáculo Grandes Aberturas Românticas, no 1º Festival de Inverno de Guarulhos, no Bosque Maia.
Para conferir a programação completa do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão acesse http://www.festivalcamposdojordao.org.br/. Para conhecer os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

