quarta-feira, 10 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADERoda de conversa abre a 14ª Semana da Mulher Negra Latinoamericana e...

Roda de conversa abre a 14ª Semana da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

 

Um público de aproximadamente 30 mulheres participou nesta segunda-feira (25) da roda de conversa História e Memória: Mulheres Negras Inspiradoras, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pimentas. O evento, que marcou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, abriu a programação da 14ª Semana da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha de Guarulhos, promovida pela Prefeitura.

A data internacional completa 30 anos e no Brasil foi instituída pela lei federal nº 12.987/14 em memória do marco internacional de luta e resistência da mulher negra como uma maneira de reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje.

De acordo com a assistente social da Subsecretaria da Igualdade Racial, Greice Oliveira, que é vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), o objetivo da roda de conversa é a troca de experiências e a reflexão sobre o lugar ocupado pelas mulheres negras na sociedade e também dar visibilidade à data.

Moradora do Jardim Maria do Carmo, Lucivalda Alves dos Santos, 57 anos, sofreu discriminação racial quando trabalhou como empregada doméstica e participou da roda de conversa. “Esta discussão é muito importante porque amplia a visão para nós, negras, e ajuda na luta por nossos direitos, na construção e ocupação de mais espaços na sociedade”, disse Lucivalda, que é mãe de três filhos e atualmente se dedica a cuidar da neta.

No local os participantes puderam também visitar a exposição de banners Mulheres Negra: Abolição, Protagonismo e Resistência, composta por nove painéis sobre a trajetória e a história de mulheres negras inspiradoras, como a líder quilombola Tereza de Benguela, a revolucionária haitiana Sanite Belair, a também revolucionária de origem desconhecida Luísa Mahin, a ialorixá brasileira Mãe Menininha do Gantois, a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, a marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal brasileira Maria Felipa (que teria participado da luta pela independência da Bahia), a filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez e a poeta e ativista afro-peruana Victoria Santa Cruz.

14ª Semana da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha

As atividades da 14ª Semana da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha prosseguem nesta terça-feira (26) com a palestra Mulheres Negras Migrantes, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa 313, Macedo), com a participação da presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente (Asbrad), a advogada, assistente social e pedagoga Dalila Figueiredo, e da coordenadora do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC), Stella Chagas, que é mestre em migrações, inter-etnicidades e transnacionalismo pela Universidade Nova de Lisboa.

A programação inclui também o minicurso Mulheres Negras em Foco, que será realizado de forma online a partir de quarta-feira (27) até sexta-feira (29), com duração de oito horas.

A primeira aula abordará a perspectiva teórica de gênero e será ministrada pela socióloga da Subsecretaria da Igualdade Racial, Elisa Castro, que é membro do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM).

Na quinta-feira (28) o minicurso terá como tema Mulheres Negras e será tratado pela assistente social Greice Oliveira, que é também especialista em gestão pública pela Unifesp. Na sexta-feira (2) o tema discutido será Mulheres Afrolatinas Caribenhas, com a explanação da mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná, a jornalista Andréa Rosendo, doutoranda da Universidade de São Paulo.

A iniciativa da 14ª Semana é da Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Operação da PF contra fraudes em notas fiscais inclui Guarulhos

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 10/8, a Operação Plástico Quimérico, cumprindo 18 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas e São...

Grande público prestigia Bienal do Livro de Guarulhos

Desde as primeiras horas de funcionamento da Bienal do Livro de Guarulhos, no Internacional Eventos, na manhã de sexta-feira, 5, o público vem prestigiando...

Propaganda eleitoral antecipada levou 46 representações ao TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, até quarta-feira, 3/8, 46 representações relativas a propaganda eleitoral antecipada e já julgou 35 delas....

Taxa básica de juros será definida nesta quarta-feira (03/8) pelo COPOM

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), define hoje (3), quarta-feira, em Brasília, a taxa básica de juros, a Selic. Segundo...

Encontro preparatório para o Fórum Inter-Religioso de Guarulhos acontece no dia 9

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial, juntamente com a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da subseção Guarulhos da OAB, promoverá...