sábado, 13 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADECâmara delibera projeto para discutir e votar revogação da taxa do lixo

Câmara delibera projeto para discutir e votar revogação da taxa do lixo

 

A Câmara de Guarulhos realizou a 18ª Sessão Ordinária na quarta-feira, 3 de agosto e na sequência fez a 37ª Sessão Extraordinária. Foram analisados dois projetos que tratavam da revogação da cobrança da Taxa do Lixo, um de iniciativa parlamentar e outro do Executivo.

Antes de ser colocado em discussão e votação, todo projeto de lei passa por uma análise prévia, na qual é decidido se ele será apreciado pelo Legislativo ou se será sumariamente rejeitado. Antigamente, se dizia que essa análise verificava se o projeto “seria ou não objeto de deliberação”. Depois, passou a ser referido como ser ou não deliberado. O PL 2.235/22, de iniciativa da Prefeitura, foi deliberado por unanimidade. Segue agora para análise das Comissões e, após receber pareceres, irá à discussão e votação em plenário. Enquanto não for votado o projeto que revoga a taxa do lixo, ela continua em vigor e as parcelas devem ser pagas, sob pena do contribuinte ficar em débito com a Prefeitura. Quanto aprovado o projeto de revogação, quem pagou integralmente todas as parcelas terá direito a ser ressarcido apenas das parcelas com vencimento após a aprovação.

O PL 1.465/22, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL) e que recebeu também a assinatura como co-autor do vereador Miguel Martello (PDT), presidente da Câmara, que também tratava da revogação da Taxa de Resíduos Sólidos desde que o novo tributo foi instituído. Porém, esse projeto não foi deliberado, tendo sido rejeitado com 18 votos contrários, 10 favoráveis e uma abstenção.

Requerimentos

Os vereadores deliberaram 33 requerimentos, com pedidos de informações à Prefeitura sobre, entre outros temas, licitação para compra de uniformes escolares; reajuste no contrato de coleta de lixo; quantidade de alvarás de movimentação de terra; empresas integrantes do consórcio Guarupass; e manutenção de equipamento para exames de fonoaudiologia e otorrinolaringologia.

No Grande Expediente, 160 itens aguardavam deliberação. Entretanto, 127 ficaram pendentes em função de falta de quórum. Na Ordem do Dia, ao todo, 18 itens aguardavam votação, mas também seguem para a pauta da próxima sessão.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Janderson Araújo Rocha, falou sobre o desvio de utilização do prédio da antiga Câmara Municipal, na praça Getúlio Vargas. Inicialmente destinado à Secretaria de Cultura para funcionamento de um cineclube, o imóvel vem sendo utilizado pela GCM, como forma de coibir atos indevidos na praça. “Somos contrários à destinação de prédio da Cultura para a Guarda”, disse o munícipe. Ele afirmou que há cineclube pronto e uma grande estrutura subutilizada.

Próxima Sessão

Na segunda-feira (8), às 14 horas, será realizada na Câmara Municipal a 19ª Sessão Ordinária deste ano. Na pauta do Grande Expediente, há 133 itens para leitura e deliberação. Já na Ordem do Dia, há quatro projetos habilitados para votação. 

Entre os itens que compõem a primeira parte da Sessão, há 90 requerimentos de vereadores, solicitando informações ao Executivo Municipal, além de 36 projetos de lei e 7 projetos de decreto legislativo, propondo a concessão de Título Benemérito e de Título Honorífico de Cidadão Guarulhense. 

Os projetos aptos a passar pela 1ª discussão e votação na Ordem do Dia são:  

  • PL 785/2022, de autoria da Prefeitura, que cria os Conselhos Gestores dos Centros Municipais de Educação – CMEs e dos Centros Municipais de Incentivo à Leitura – CMILs;
  • PL 1059/2019, do vereador Maurício Brinquinho (PT), que cria o “Projeto Escola Segura”;  
  • PL 3721/2021, apresentado por Rômulo Ornelas (PT), que propõe denominação oficial para a atual rua Três, localizada no loteamento Jardim Mediterrâneo, bairro dos Pimentas, de rua Tereza Rodrigues.  

Passará por votação única o Projeto de Decreto Legislativo 4212/2021, de autoria do vereador Edmilson (PSOL), que propõe a concessão de Título Honorífico de Cidadã Guarulhense à artista plástica, escritora e musicista Jandilisa Grassano.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

O total de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos, passando de 939.915 para 1.271.381,...

CEU Presidente Dutra recebe o Mutirão do CadÚnico no último sábado de agosto

A próxima edição do Mutirão do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) acontecerá no próximo dia 27 de agosto, das 9h às 14h, no CEU...

13ª edição do Mulheres que Cantam acontece nesta sexta-feira no Adamastor

Nesta sexta-feira (12), às 19h, o Teatro Adamastor recebe o projeto Mulheres que Cantam, show-live com artistas guarulhenses que tem como objetivo mostrar a força...

Festa das Cerejeiras retoma formato presencial no Parque do Carmo

A tradicional Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo retomou o modelo presencial, depois de dois anos suspenso por causa da pandemia de covid-19. O...

Assaltos na Vila Augusta causam medo na população

Circula nas redes sociais vídeo que mostra um assalto sendo cometido na avenida Leonor, acesso da Vila Augusta à rodovia Presidente Dutra. A estratégia dos...