PUBLICIDADE
InícioCIDADANIALinhas do Metrô e de trem terão ações de valorização da vida...

Linhas do Metrô e de trem terão ações de valorização da vida nesta semana

Publicado em
PUBLICIDADE

As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade farão diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. As empresas são responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trem, respectivamente.

Na próxima sexta-feira, 9 de setembro, das 10h às 15h, a Estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda recebe a campanha “Setembro Amarelo: Mês da Valorização da Vida – Ansiedade e Depressão”. Na ocasião, serão realizados serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e entrega de folhetos explicativos na estação, pelos alunos da Proz, parceira nesta atividade. A mesma ação também será repetida no dia 30, na Estação Luz (Linha 4-Amarela), das 10h às 15h.

Voluntários do Projeto Help atendem passageiros da Linha 4-Amarela

“Precisamos estar atentos ao bem-estar e à saúde dos passageiros. As ações do Setembro Amarelo impactam quase 2 milhões de pessoas que circulam por dia nas quatro linhas. Esse tipo de acolhimento pode fazer a diferença na vida de quem precisa ser ouvido”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Serviços e ações motivacionais

 

Cartas motivacionais são distribuídas dentro dos trens da Linha 4-Amarela

As concessionárias também recebem a campanha “Seja a ajuda que o outro precisa”, em parceria com o Projeto Help. A ação contará com a distribuição de cartas com frases motivacionais, cedidas pelo Projeto Help, distribuição de 280 laços amarelos por dia, e instalação de um espelho que ficará nas estações apenas durante a campanha, com a frase: “Esta é a pessoa mais incrível que você poderá ver hoje”.

Esta campanha estará na Linha 4-Amarela nos seguintes dias e horários: 9 de setembro, das 14h às 16h (Estação São Paulo-Morumbi), 16 de setembro, das 11h às 14h (Estação Vila Sônia) e 19 de setembro, das 14h às 16h (Estação Higienópolis-Mackenzie).

Na Estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, a ação acontece na próxima sexta-feira, dia 9, das 14h às 16h. Por sua vez, na Estação Barueri, da Linha 8-Diamante, o projeto será realizado no dia 16 de setembro, das 11h às 14h. Por fim, na Estação Amador Bueno, da Linha 8-Diamante, os atendimentos serão em 19 de setembro, das 14h às 16h.

Na Linha 5-Lilás, as ações serão realizadas em 09 de setembro, das 14h às 16h, na Estação Chácara Klabin; em 16 de setembro, das 11h às 14h, na Estação Moema e em 19 de setembro, das 14h às 16h, na Estação Giovanni Gronchi.

Cantinho do desabafo

As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás também contam com campanhas de engajamento nas estações por meio do Projeto Help. Entre as ações oferecidas aos passageiros estão o cantinho do desabafo, escuta fraterna, disponibilização de cartas com frases motivacionais e um número de telefone nacional para atendimento online (4200-0034), caso a pessoa queira pedir ajuda.

Também serão colocados painéis e cartinhas nos vidros do primeiro carro de um trem da ViaQuatro, com frases motivacionais e o número do atendimento online. Além disso, voluntários do projeto Help ficarão nos carros para realizar escuta fraterna para quem desejar.

Além das cartilhas, voluntários do Projeto Help fazem escuta fraterna

Na Linha 4-Amarela, o acolhimento ocorre até o dia 9 de setembro, das 14h às 16h, no Pátio Vila Sônia. Na Linha 5-Lilás, a escuta fraterna será de 12 a 16 de setembro, das 14h às 16h, na Estação Capão Redondo.

No dia 27 de setembro o Projeto Help fará uma ação com apresentação de músicas motivacionais na Estação Fradique Coutinho, além de promover a entrega de cartinhas de incentivo e o cantinho do desabafo, para escuta ativa do público, das 11h às 16h.

Já na Linha 9-Esmeralda, a Estação Pinheiros recebe a mesma ação em 30 de setembro, das 11h às 16h. Na Linha 5, a campanha musical será na Estação Adolfo Pinheiro, em 26 de setembro, das 11h às 16h.

Campanha salva vidas

Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE