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Aprendendo a lidar com o estresse

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O dia a dia de todos nós pode ser bastante desafiador. Muitas são as situações e circunstâncias que podem exigir a saída da zona de conforto e demandar criatividade e novas posturas na tomada de decisões rápidas e assertivas. Dependendo das condições físicas e psíquicas de cada um e até mesmo das situações enfrentadas, pode acabar acontecendo um esforço contínuo que acaba desencadeando desconforto emocional e físico.

Pesquisas da OMS indicam que cerca de 80% da população já apresentou ou apresenta sintomas de estresse e o Brasil é um dos países com os maiores índices de estresse no mundo. Portanto, todos estamos sujeitos a apresentar alguns sintomas que podem ser detectados e controlados com algumas ações básicas e ao alcance.

 

Existem várias estratégias de combate à tensão, ansiedade e frustração no dia a dia que podem ser facilmente aplicadas no cotidiano. Mas, para que elas funcionem de acordo, é preciso refletir sobre a origem de tanto estresse e detectar os gatilhos que promovem esse estado e, na medida do possível, evitá-los ou então procurar novas formas de lidar com situações difíceis. Caso contrário, você não será capaz de administrar a raiz do problema, apenas suavizar as consequências. Quando se identifica a origem do estresse e se define meio e estratégias coerentes para lidar, você também desenvolve a sua inteligência emocional.

Especialistas da área da saúde apontam a importância de fazer pequenas pausas durante o dia para relaxar e meditar, apenas alguns minutinhos para “tomar fôlego”, observar o ritmo respiratório e as emoções que estão presentes. Também é bastante efetiva a busca por técnicas terapêuticas que auxiliem na diminuição do estresse, entre elas a Psicoterapia, florais, homeopatia, massagens, acupuntura, yoga, etc. Sempre buscando o apoio de profissionais habilitados.

Algumas dicas que podem ser úteis no combate ao estresse:

  1. Harmonize-se com suas atividades cotidianas, valorizando-as e buscando encontrar motivações para desenvolvê-las;
  2. Pratique atividades físicas e de lazer, de acordo com suas condições físicas e cotidianas;
  3. Caminhe ao ar livre, dance e cante, porque essas coisas vão ajudar a liberar hormônios saudáveis e ajudam no bem-estar geral;
  4. Invista em sua vida social: pratique atividades de voluntariado, visite e convide amigos e familiares para programas compartilhados;
  5. Se tiver uma religião, procure conectar-se a ela: o cuidado com a saúde emocional e espiritual é importante para o equilíbrio como um todo;
  6. Evite situações que possam ser desgastantes e mobilizem sentimentos negativos;
  7. Há situações que, em um dado momento, não podem ser mudadas, como trabalho, relações importantes, etc. Por isso, busque entender onde está a dificuldade e procure ter um novo olhar e conduta quanto aos problemas que estão incomodando. Faça pequenas alterações que sejam possíveis no momento em sua vida, que colaborem para a melhoria do fluxo de suas atividades diárias, tais como organizar agendas e tarefas; fazer pequenos consertos, arranjos que estão sendo postergados, resolver situações pendentes que dependam de sua iniciativa, entre outras;
  8. Assuma o controle do que você vê e ouve nas mídias sociais e evite ficar longas horas online, principalmente quando está se preparando para dormir, evitando estímulos de toda espécie, tais como cafeína ou envolver-se com situações que possam desencadear ansiedade e preocupação.

Identifique os gatilhos do estresse que o incomodam no cotidiano, como pessoas difíceis de lidar no trabalho, interações complicadas com o parceiro, toxicidade nas redes sociais, cobranças de parentes e assim por diante. Na grande maioria das vezes, nós escolhemos interagir com fatores estressores sem ter consciência disso. O lado positivo é que também podemos escolher nos distanciar desses fatores.

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