InícioCIDADEMalabarista que atuou no Cirque du Soleil apresenta-se em temporada no Cecap

Malabarista que atuou no Cirque du Soleil apresenta-se em temporada no Cecap

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Por Lucas Carleto, com colaboração de Simone Carleto

O Circo Marambio, dirigido artisticamente pelos irmãos Ramon, Paulo e família, faz temporada em Guarulhos, apresentando sua trupe em vários bairros. Até março, o tradicional circo traz números de palhaços, aéreos, acrobacias, contorcionismo e personagens infantis para o Parque Cecap. Os ingressos são vendidos a preços populares e os números são elaborados para agradar a toda a família.

A família circense Marambio faz parte da tradição circense mundial, tendo contribuído significativamente, através de Paulo Marambio, para a formação de inúmeros artistas, que iniciaram suas aprendizagens no importante Circo-Escola Cidade Seródio, na periferia da cidade.

Ramon Marambio apresenta durante o espetáculo parte da história do circo, exaltando as possibilidades profissionais de artistas que iniciaram sua formação em Guarulhos, ou que passaram pelo Circo Marambio e foram trabalhar em outros grandes circos. Muitos foram atuar em um dos circos mais famosos do mundo, como o Cirque du Soleil, reconhecido pela excelência de seus artistas ao executar números virtuosísticos, ou seja, de grande superação das habilidades humanas.
Nessa temporada, o Circo Marambio traz entre suas atrações o malabarista Miguel Velasquez Terry, que participou do elenco do Cirque du Soleil. Nascido no Peru, Terry apresenta um número de malabarismo inovador, ao compor imagens rítmicas com diversos materiais, encantando por sua habilidade e carisma, demonstrando destreza criativa em seu número, tendo como partner sua mãe, Eva.

O Click Guarulhos teve um bate-papo descontraído com Terry:

Lucas Carleto: O que você acha mais importante em sua trajetória trabalhando com o circo?

Terry: Trabalhar em circo para mim é como deixar um legado de alegria, de entretenimento, que é uma coisa para a gente que supera o lado financeiro. O nosso objetivo, nossa missão, é levar esse legado sempre entre o povo. Esse é o meu legado, pelo qual a gente se esforça, treina pra levar uma coisa bonita, para um povo que está com a mente carregada com o trabalho, com o estresse, com os problemas, esquecer um pouco de tudo isso.

Lucas Carleto: Quando você começou, esperava visitar 50 países?

Terry: Na verdade, não. Eu treinei o objetivo de entreter o povo e fazer uma coisa bonita que o povo diga “Que legal aquele show!”. Esse foi meu meu incentivo maior pra treinar e graças a Deus fui além disso, que foi eu chegar a trabalhar no Cirque du Soleil.

Lucas Carleto: Como que você foi reconhecido pelo Cirque du Soleil e foi chamado para a equipe?

Terry: Em 2006 veio o espetáculo Saltimbanco, do repertório do Cirque du Soleil, para o Brasil, e precisaram de um malabarista, pois o malabarista que estava no elenco precisou fazer uma operação rapidamente. Então, procuraram no mundo inteiro um malabarista pra substituir. Através de olheiros [pessoas que assistem a espetáculos em circos em diversas localidades procurando talentos] chegaram à conclusão de me contratar sem precisar fazer testes, apenas recebendo recomendações sobre meu número de malabarismo. Enquanto eu me apresentava na América do Sul, o espetáculo Saltimbanco estava prestes a fechar a temporada em lona e reabrir em arena. Esse foi o ponto de partida, e estar no lugar certo na hora certa, além do esforço que eu tive. E os frutos vêm quando você se esforça.

Lucas Carleto: Para você houve conflito por estar em um circo superproduzido como o Soleil e ao mesmo tempo manter a sua paixão pela tradição circense?

Terry: No Soleil, desde que eu entrei, sempre se prezou muito pelo espetáculo. Muito pela excelência.

Lucas Carleto: Pela excelência do espetáculo.

Terry: Ele não é um circo que você vê muito luxo fora dele, você pode perceber que tem circos que têm um luxo muito maior. O luxo deles está concentrado no espetáculo: com palco muito bom, fisioterapeutas prontos para agirem em caso de emergência, números treinados exaustivamente para que saiam com perfeição. Banda ao vivo, para que saia o tempo do show, com ritmo, tudo certinho. Então, o Soleil tem sempre em primeiro lugar um espetáculo muito bom, tem que ser do picadeiro para o fundo do circo: a gente já sai com uma energia boa, de abraços, bater as palmas das mãos com a equipe para dar uma boa sorte… Eles querem muito que no backstage, nos bastidores, já saiam com uma boa energia. E no picadeiro mostrar o melhor que você tem. Sempre isso, sempre foi isso ali

Lucas Carleto: Você que decidiu sair do Soleil?

Terry: O espetáculo em que eu entrei em 2006-2007 se alongou até 2012. Era um espetáculo que  já durava vinte anos. Então, cada artista retornou ao seu país de origem ou onde morava, mas sempre podendo ter um futuro contrato. Fui chamado em 2019-2020 pra outro espetáculo do Soleil em um navio, mas, por motivos da pandemia, só fiquei uma primeira temporada.

Lucas Carleto: A pandemia prejudicou vários entretenimentos no mundo inteiro, muita coisa quebrou…

Terry: O Solei praticamente quase foi à quebra, teve que fechar muitos espetáculos para poder se manter.

Lucas Carleto: Os números no Soleil são muito precisos, e aqui no Circo Marambio podemos ver números como os seus, e outros artistas do Marambio com rigor técnico e beleza. Lembro das crianças chinesas que faziam diabolô e era realmente algo impressionante. [https://youtu.be/UDNGeyuRxDY]

Terry: Sim! Tanto a China como a Rússia investem na formação circense, na ginástica também sobressaem.

Lucas Carleto: Vemos como é difícil manter um circo no Brasil. Falta incentivo?

Terry: Sim, falta incentivo cultural e falta valorização. Mas aqui estamos fazendo espetáculos de qualidade para toda a família. Chegando aqui, os pais dos adolescentes encontram belos números, e percebem que temos um show muito legal para os pais também.

Lucas Carleto: Fica legal porque contempla a ideia de reunir toda a família mesmo e toda a família se diverte.

Terry: Valorizar os artistas é muito importante, e o governo precisa incentivar essa tradição, valorizando a cultura e permitindo que ela seja vivenciada por todos.

Lucas Carleto: Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado, em nome do Click Guarulhos.

Terry:  Muito obrigado pela oportunidade de conversar com o público leitor do Click Guarulhos e venham ao Circo Marambio.

Serviço:

Circo Marambio

Espetáculos às quintas e sextas-feiras às 20h30.

Sábados, às 18h e 20h30.

Domingos, às 15h30, 18h e 20h30.

Até dia 5 de março de 2023 no Parque Cecap, no estacionamento do Clube do Cecap. Avenida Monteiro Lobato, altura do 3500.

Ingressos antecipados podem ser comprados pelo Sympla: www.sympla.com.br/circomarambio

Aceita-se cartão de crédito, débito, PIX e dinheiro.
Estacionamento gratuito no local.
Mais informações no WhatsApp: (11) 99418-7903

Redes sociais do Circo Marambio

Para saber mais sobre a história do Circo Marambio: http://circomarambio.wandilf.com.br/

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE