PUBLICIDADE
InícioCIDADEANTT autoriza construção de trem de alta velocidade entre SP e RJ

ANTT autoriza construção de trem de alta velocidade entre SP e RJ

Publicado em
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou que a empresa TAV Brasil construa e explore o projeto de trem de alta velocidade entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) para o transporte de passageiros pelo período de 99 anos. Guarulhos está entre os 29 municípios que poderão ser beneficiados. (veja a lista abaixo).

A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (22).

 

A empresa, ao que indicam os documentos protocolados na ANTT, ainda precisa buscar um investidor para tirar o projeto do papel. Segundo a TAV Brasil informou à agência, a ideia é usar 20% do seu capital próprio e 80% via financiamento.

Para isso, a empresa pretende recorrer a “financiamentos de fundos de pensão, investidores nacionais e internacionais, BNDES e agências multilaterais de crédito”.

O custo do projeto é estimado em R$ 50 bilhões. A TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade, tem um capital social de apenas R$ 100 mil.

No geral, espera-se que o passageiro leve cerca de 90 minutos para ir de São Paulo ao Rio, em uma velocidade de até 350 km/h. Previsto para começar a operar em junho de 2032, o veículo teria a extensão de 380 km e a previsão de conclusão das obras é dezembro de 2031.

Municípios beneficiados:

São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guararema (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Caçapava (SP), Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), Roseira (SP), Aparecida (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Canas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cruzeiro (SP), Lavrinhas (SP), Queluz (SP), Resende (RJ), Itatiaia (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ), Pinheiral (RJ), Piraí (RJ), Itaguaí (RJ), Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro (RJ)

*Com Informações da ANTT

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE