O fundo de investimentos em infraestrutura Via Appia foi o vencedor do leilão do trecho norte do Rodoanel Mario Covas, o anel viário de 177 quilômetros planejado para circundar a área metropolitana da capital paulista e desafogar o fluxo de veículos dentro das cidades da região.
A disputa foi realizado na tarde desta terça-feira (14), na sede da B3, em São Paulo, e contou, ainda, com a participação de outros três concorrentes. Seria vencedora a empresa ou consórcio que oferecesse o maior desconto sobre os aportes públicos previstos no projeto, licitado pelo modelo de Participação Público Privado (PPP).
Vencedor, o Via Appia será o responsável por concluir as obras do Rodoanel Norte, em construção desde 2013 e paralisado desde 2018, e administrar o trecho do anel viário paulista que compreende os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá pelos próximos 31 anos. A previsão é que as obras estejam concluídas no segundo semestre de 2026.
A concessionária terá também o direito de explorar os pedágios – todos eles previstos no modelo chamado “free flow”, em que não há paradas e a cobrança automática é feita em proporção aos quilômetros rodados.
*Com Informações da CNN Brasil