PUBLICIDADE
InícioCIDADEColuna do Carleto - 29.03.2023

Coluna do Carleto – 29.03.2023

Publicado em
PUBLICIDADE

POLÊMICA NA ACE

A intenção do atual presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos, Sílvio Alves, de reformar os Estatutos, para prorrogar seu mandato, vem provocando intensa polêmica na entidade. Ele convocou Assembleia Geral, a realizar-se no dia 30/3, quinta-feira, para alterar a cláusula que só permite uma reeleição. No Café com Negócios, promovido pela ACE no Eniac, houve um esforço concentrado de alguns membros da atual Diretoria, no sentido de incentivar os associados a comparecer nessa Assembleia.

 

ARGUMENTOS DE SÍLVIO

O presidente, conhecido como Silvio do X, alega que, devido à pandemia, muitas realizações que pretendia pôr em prática foram prejudicadas. Assim, entende que deveria ter oportunidade de ter mais tempo de mandato. Diante da reação de vários ex-presidentes, embasa sua pretensão no fato de que a gestão de Jorge Taiar foi prorrogada.

EX-PRESIDENTES SÃO CONTRA

Cinco ex-presidentes da ACE manifestam-se contra a pretensão de Sílvio, alegando que ele está procurando usar a instituição para permanecer na mídia e, assim, ampliar as chances de concorrer à Prefeitura em 2024 ou, ao menos, figurar em alguma chapa como candidato a vice-prefeito. Nesse sentido, Anunciato Thomeo Sobrinho, Décio Pompêo Jr., Wilson Lourenço Jr., Jorge Taiar e William Paneque, mobilizam-se contra a ideia. Propagam que os associados devem comparecer para votar contra a alteração e defendem que a entidade não pode ser utilizada para cultuar a imagem dos dirigentes nem para atender a interesses pessoais.

FAÇANHA

A reação à intenção de Sílvio Alves é tal que conseguiu colocar no mesmo lado da mesa dois aliados do prefeito Guti – Taiar, que é secretário do Desenvolvimento Econômico, e William Paneque, que já exerceu o mesmo cargo –; e o empresário do ramo automotivo e dono informal do portal G7News, Décio Pompêo Jr., tido como inimigo da atual administração municipal.

TODOS CONTRA, MAS NADA CONTRA

Eles procuram deixar claro que nada têm pessoalmente contra Sílvio Alves, nem contra sua gestão à frente da ACE. Apenas discordam da iniciativa de ELE querer ficar mais tempo como presidente do que rezam os estatutos.

NÃO É BEM ASSIM!

Outro ex-presidente, ainda do tempo em que a Associação era Acig, Luis Roberto Mesquita, tem tido sua fotografia postada ao lado da do atual presidente da ACE, com uma frase na qual dá razão ao argumento de que a pandemia pode ter prejudicado a atuação de Sílvio do X. Ele tem dito a amigos, entretanto, que a frase é sua, mas que em nenhum momento autorizou o uso de sua imagem como uma espécie de avalista da prorrogação do mandato atual.

COM A MAIORIA

Encontrei por acaso outro ex-presidente da entidade, dos tempos de Acig: Dargham Ahmad Dargham, meu amigo desde o início do saudoso Jornal Olho Vivo. Ele não sabia do que está acontecendo. Pedi sua opinião e ele preferiu não se expor. A rigor, como ficou muitos mandatos consecutivos à frente da Associação, seria controverso ele falar contra a pretensão de Sílvio. Insisti para que ele respondesse e Dargham se limitou a dizer que “está com a maioria”. A qual maioria ele quis se referir, não descobri.

DIRETORES CANDIDATOS

Mesmo entre os atuais dirigentes não é unânime o apoio a Silvio, até porque alguns deles cogitam disputar a Presidência da ACE. É o caso de Valdir Pinto, dono da Rodacenter Centro Automotivo, que é vice-presidente de Comércio da ACE. Ele, que foi presidente da Associação de Rotarianos de Guarulhos e se notabilizou pela realização da corrida beneficente Rotary Run, entende que é preciso oxigenar a ACE e que já tendo sido reeleito uma vez, Silvio deve fazer o que puder no tempo que lhe resta de mandato e deixar o campo livre para que outros tenham chance de presidir a entidade. No mesmo sentido, manifestou-se a contabilista Roseli Gonçalves da Conceição. Em carta endereçada a Juscivânio Santino Alves – nome oficial de Silvio do X – ela afirma que pretende candidatar-se neste ano a presidente da ACE para o biênio 2024-2025. Ela é associada da entidade há 19 anos e já exerceu diversas funções em vários mandatos.

A MAIORIA DECIDE

Pedir é um direito; conseguir é outra questão. Portanto, pode ser legítima a ideia de Silvio do X de obter endosso dos associados para concorrer a mais um mandato. Porém, como ele já disse em mais de uma entrevista que pode vir a ser candidato a prefeito, é natural que várias vozes se levantem contra ele. Quem terá de decidir são os associados que comparecerem à Assembleia. O temor dos que são contra é que geralmente é pequeno o índice de presenças, o que aumentaria as chances de Silvio vencer a queda de braço. O fato é que a ideia de convocar essa Assembleia provocou uma celeuma que há muito não envolvia a Associação. O “xis” da questão é que a polêmica é tão grande que pode fazer com que aumente o comparecimento e isso enterre a esperança de Sílvio do X ter um mandato extra na presidência até a próxima eleição municipal. Como se não tivesse nada com que se ocupar, ele arrumou uma fonte nova de problemas (Ops! Sem querer citei três redes de supermercados concorrentes kkk).

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE