A abertura da exposição “Banda Lira 115 Anos”, no saguão do Centro de Educação Adamastor, no sábado, 13/5, contou com uma explanação do atual presidente da Corporação Musical, Gilmar Abbud, sobre a história da banda, desde antes da fundação, dificuldades que tiveram de ser superadas, culminando com um apelo por ajuda do poder público municipal para que consiga sobreviver.
O prefeito Guti foi representado pelo secretário de Governo, Edmilson Americano. Nenhuma outra autoridade compareceu. O presidente da Academia Guarulhense de Letras, Mauro dos Santos Oliveira, também esteve presente.
Abbud citou com ênfase que em várias fases agudas pelas quais a banda passou pôde contar com socorro da Câmara Municipal e da Prefeitura. Fez referências a nomes que fizeram parte da história antiga e também recente da corporação, como maestros, dirigentes ou músicos. Por exemplo, Lola Testai, que por muitos anos presidiu a banda; maestro Américo Testai, que compareceu ao evento, sendo muito cumprimentado; e o próprio pai de Gilmar Abbud, músico que ainda toca na banda. Apresentou os atuais músicos, que estão ensaiando e se apresentando como voluntários, pois muitos dos antigos componentes faleceram ou estão adoentados, sem condições de desenvolver atividades. Enfatizou que a Banda Lira é o mais importante Patrimônio Cultural da cidade e que as últimas apresentações se deram em 2016, nos bailes que eram realizados mensalmente no espaço de eventos do próprio Adamastor, e que reuniam numeroso público.
Convidado a falar, Americano disse que receberá o presidente em seu gabinete e que irá averiguar do ponto de vista jurídico o que é possível fazer para que a banda continue existindo e contribuindo com a arte em Guarulhos.
Na sequência do evento, a Banda fez apresentações, arrancando aplausos entusiasmados da plateia. Gilmar Abbud concluiu com estas palavras: “São 115 anos de história. No que depender de mim e da nossa equipe, a Banda irá continuar. É um apelo, um clamor. Estou colocando nas mãos do nosso secretário, que representa o atual governo. Me ajude. Ajude a preservar o maior patrimônio cultural da nossa cidade”.