Como parte das comemorações do 86o. aniversário do Teatro Padre Bento, no domingo, 4 de junho, às 16 horas, a Academia Guarulhense de Letras apresentará seu Sarau Literário no saguão do Teatro Padre Bento.
O “Sarau da Academia” será composto de apresentações dos membros da instituição, mas também manterá o microfone aberto a quem queira a declamar um poema ou entoar uma canção, por exemplo. “Planejamos um momento especial, de celebração da arte, tão bem representada por esse patrimônio histórico de nossa cidade que é o Teatro Padre Bento”, declara Mauro dos Santos Oliveira, atual presidente da academia.
Promover saraus, principalmente em escolas, é uma das atividades dos acadêmicos guarulhenses, que se empenham para divulgar as artes, para despertar o interesse na leitura e na criação literária e levar esse tipo de lazer tão prazeroso ao encontro das pessoas.
Programação Completa
Além do Sarau da Academia, a programação é composta de uma roda de choro, exibição de filmes sobre o antigo sanatório e o Teatro Padre Bento, com roda de conversa, espetáculos de teatro, música, workshop de fotografia, caminhada pelo roteiro histórico do complexo com monitores da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, desde as 10h até as 22 horas de domingo.
86° Aniversário do Teatro Padre Bento
- 10h – Abertura
- 10h20 – Roda de choro do Teatro Padre Bento
- 13h30 – Exibição de filmes e roda de conversa
- Onde a Esperança Mora (1948) |13 minutos| Classificação livre
- Chão de Estrelas: O Teatro Padre Bento. Direção: Marcos Campos| Ano: 2017| 25 minutos |Classificação livre
- 15h – Peça teatral – Os Saltimbancos, com o Grupo InCenna, da Academia DR&T
- 15h30 – Caminhada – passeio histórico com a AAPAH – Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico
- 16h – Sarau da Academia Guarulhense de Letras
- 16h às 18h – Workshop de fotografia com Edvaldo Oliveira
- 18h – Música com Jhank Mencrofone
- 19h – Música com Giuliana Geronazzo
- 20h – Peça teatral – O Sétimo Jurado, com o Grupo InCenna, da Academia DR&T
Histórico
Criado em 1937, o Teatro Padre Bento foi o primeiro da cidade, como opção de lazer para os hansenianos do Sanatório Padre Bento, onde eram abrigados os doentes de hanseníase, na época separados da sociedade. Também já funcionou como Cine Padre Bento e espaço de bailes. Centro de referências culturais e arquitetônicas, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal do Patrimônio de Guarulhos.
Serviço
Sarau da Academia
- Domingo, 04 de junho de 2023, 16h
- Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade (atrás do Hospital Padre Bento; acesso pela avenida Leopoldo Cunha, travessa da avenida Emílio Ribas) – Guarulhos.