O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu a sessão que analisa a ação do PDT que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto (ambos do PL), que se candidataram à presidência nas eleições de 2022.
O julgamento será retomado na próxima terça-feira (27), às 19h, onde os ministros devem começar a apresentar os votos, iniciando pelo relator, Benedito Gonçalves. Além desta quinta-feira e da próxima terça, a Corte Eleitoral destinou ainda a sessão de 29 de junho para analisar a ação.
A decisão de Alexandre de Moraes ocorreu após o posicionamento do Ministério Público Eleitoral, que votou favorável à inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Se for condenado, Jair Bolsonaro ficará inelegível por oito anos e não poderá disputar as próximas eleições.
O procurador disse que foram divulgadas informações falsas sobre as eleições por meio de transmissão do evento nas redes sociais e pela TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo informações, o Tribunal deve apurar a reunião do então presidente Bolsonaro com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em 18 de julho do ano passado. Na época, o político fez ataques contra o sistema eleitoral brasileiro e urnas eletrônicas. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada pelo partido PDT.

