O brasileiro Matheus Martines Gaidos, de apenas 27 anos, foi assassinado friamente em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos, em 21 de junho. Depois de longa espera, devido a dificuldades burocráticas, finalmente seu corpo foi trasladado para o Brasil e está sendo velado no Cemitério do Carmo, em Itaquera, São Paulo, para ser sepultado às 17h deste domingo.
Trazer o corpo para o Brasil foi mais uma batalha vivida por sua mãe, Isabel Martines, além da dor de perder um filho tão jovem, ainda mais nas condições em que o crime aconteceu.
Por ironia do destino, Matheus foi para os Estados Unidos há 5 anos, devido ao clima de violência reinante no Brasil. Foi em busca de um futuro melhor e mais tranquilo, sem ter noção de que exatamente lá encontraria a morte.
Matheus trabalhava como entregador de flores. Ao aguardar em frente a um prédio para fazer uma entrega, viu um casal saindo com um cachorro. Ele achou o pet engraçadinho e brincou com ele, elogiando-o ao casal. O homem, também jovem, não gostou da brincadeira, tiveram uma discussão e o norte-americano deu um tapa no rosto de Matheus, que revidou jogando as flores no homem, que reagiu sacando uma arma e atirando à queima-roupa no rapaz; ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento.
Imagens registraram o episódio e o casal foi detido. O autor do crime responderá a julgamento.