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Vítima de golpe do Desenrola Brasil compra curso em vez de limpar nome

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Ao tentar renegociar uma dívida de quase R$ 8.000 por R$ 94,44 pelo Desenrola Brasil, um publicitário de Maceió (AL) descobriu ser vítima de um golpe. Em vez de limpar o nome nos birôs de crédito, a vítima diz que foi enganado e levado a fazer um pagamento para um site de cursos.

Segundo matéria publicada no UOL, um anúncio no TikTok oferecia a renegociação da dívida por meio do Desenrola.  De acordo com o publicitário, que não quiser ter seu nome divulgado, o vídeo mostrava depoimentos de outras pessoas que teriam conseguido quitar a dívida por bons valores e levava a um link.

Ainda segundo a matéria, os dados do publicitário estavam descritos no link do anúncio em uma página que se passava pelo Serasa e mostrava o nome completo dele, CPF e valor de suas dívidas. Só ao concluir o pagamento, ele percebeu que havia alguma coisa errada.

O golpe aconteceu no dia 23 de julho. A dívida de R$ 8.000 foi contraída no cheque especial e gastos no cartão de crédito desde 2019.

 

O publicitário decidiu fazer um boletim de ocorrência e denunciar o caso para evitar que mais pessoas fossem vítimas do mesmo que ele.

Depois de fazer uma reclamação no Reclame Aqui, a vítima recebeu o reembolso do pagamento, e ficou satisfeito de ter conseguido reaver o dinheiro.

Pepper é o nome de uma empresa que vende cursos online. Procurada pelo UOL, a empresa diz que não tem envolvimento com golpes e reprime qualquer tipo de conduta deste tipo. Afirmou também que possui um núcleo responsável por analisar tentativas de fraude e repreender quem tenta agir dessa forma na plataforma. O UOL perguntou se qualquer pessoa pode criar um curso na plataforma e sobre o reembolso dado à vítima, mas não obteve retorno.

Procurado pelo UOL, o TikTok não se manifestou sobre o caso até o fechamento da reportagem.

Anúncios falsos em plataformas

Google e Facebook receberam ordem para remover anúncios falsos sobre o Desenrola. A determinação foi dada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) em 26 de julho.

Como evitar golpes

 

65% dos brasileiros afirmam não saber identificar se uma página é verdadeira ou falsa. É o que mostra um estudo da Kaspersky, empresa de cibersegurança.

Veja dicas do Idec e do Reclame Aqui para evitar golpes:

  • Entrar em contato com o banco é a melhor forma para renegociar dívidas;
  • Negociações devem ser feitas diretamente pelo banco que o consumidor é correntista ou pelo site do governo. Evite negociações pelo WhatsApp ou canais paralelos onde você não tenha segurança;
  • Desconfie de anúncios em redes sociais;
  • Evite clicar em links com senso de urgência e soluções muito fáceis;
  • Verifique sempre qual é o link do site que está acessando;
  • Não preencha nenhum formulário com dados pessoais em sites que não sejam os oficiais.

*Com Informações do UOL

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